Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMAGALHÃES, L. A.
dc.contributor.authorVILELA, G. F.
dc.contributor.authorMARTINS, E. de S.
dc.contributor.authorMARCHI, G.
dc.contributor.authorKANO, C.
dc.date.accessioned2024-02-28T17:32:18Z-
dc.date.available2024-02-28T17:32:18Z-
dc.date.created2024-02-28
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ROCHAGEM, 4., 2021, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Autografia, 2021.
dc.identifier.isbn978-85-518-3267-7
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162364-
dc.descriptionO uso de remineralizadores no manejo da fertilidade dos solos e como fonte de nutrientes para as plantas tem sido uma alternativa reconhecida por produtores rurais de várias partes do país no aumento da sustentabilidade econômica e ambiental de suas propriedades. O país importa 77% de seus fertilizantes e os altos custos logísticos existentes em diversas regiões do país são problemas evidenciados no contexto operacional da agropecuária brasileira. Avaliar a distribuição e a qualificação dos títulos minerários situados em áreas com litotipos potenciais para uso na agricultura como remineralizadores de solo é fundamental visto que tais depósitos minerais podem efetivamente atender parte da demanda de fertilizantes. O projeto apresentado visa prover dados e informações, a partir de um bando de dados espaciais estruturado, que subsidiem a exploração de jazidas brasileiras com foco no reaproveitamento dos seus subprodutos como remineralizadores com potencial uso na agricultura possibilitando a substituição gradativa da importação de insumos tradicionais, reduzindo custos de produção, diminuindo as dependências regionais e garantindo ganhos na logística agropecuária. A base de dados será incorporada ao “Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira” em desenvolvimento pela Embrapa Territorial. O sistema poderá ser utilizado pelo poder público no estabelecimento de novas políticas de incentivo à adoção dos remineralizadores pelos produtores rurais e pelo setor privado em atividades de orientação e apoio nas tomadas de decisão relacionadas à logística dos insumos para nutrição mineral das plantas. Este banco de dados também pretende organizar e disponibilizar, em bases territoriais, informações consolidadas sobre o uso de remineralizadores relatados nas principais referências técnico-científicas nacionais e internacionais. No banco de dados estarão contempladas informações como o tipo de rocha utilizada, em qual cultura foi aplicada, em qual tipo de solo, as dosagens, o resultado obtido (positivo, negativo ou neutro) e principalmente, o local de aplicação. Também deverá ser fornecido o link de acesso para os trabalhos científicos que alimentaram o banco de dados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMinerais
dc.subjectFertilizantes
dc.subjectMacrologísticapor
dc.titleProposta de estruturação de uma base de dados da logística de suprimentos de remineralizadores para a agricultura brasileira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilidade do Solo
dc.subject.thesagroLogísticapor
dc.format.extent2p. 309-310.
riaa.ainfo.id1162364
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-28
dc.contributor.institutionLUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; GISELE FREITAS VILELA, CNPM; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC; GIULIANO MARCHI, CPAC; CRISTIAINI KANO, CNPM.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6209.pdf512.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace