Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162717
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBOZZATO, J. V.
dc.contributor.authorSILVA, P. A. D. DA
dc.contributor.authorPAGANI JUNIOR, A.
dc.contributor.authorESPÍRITO SANTO, L. E. DO
dc.contributor.authorCOSTA, F. A. da
dc.contributor.authorWINCKLER, L. T.
dc.contributor.authorTAVARES, V. E. Q.
dc.date.accessioned2024-03-11T13:32:58Z-
dc.date.available2024-03-11T13:32:58Z-
dc.date.created2024-03-11
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 25., 2023, Aracaju. Anais... Aracaju: ABRHidro, 2023.
dc.identifier.issn2318-0358
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162717-
dc.descriptionA caracterização morfométrica auxilia na compreensão de como ocorre a dinâmica da água na área de captação das bacias hidrográficas, gerando informações que são aliadas na gestão dos recursos hídricos. A sub-bacia Epaminondas apresenta a área de maior contribuição para o reservatório Santa Barbara, responsável por uma parcela significativa no abastecimento de água potável do município de Pelotas-RS, tornando-se alvo de estudos para a proteção e entendimento da região. O objetivo foi determinar as características morfométricas da bacia, utilizando as equações relativas à forma e à rede de drenagem, a partir de dados levantados por modelos hidrológicos em comparação aos dados disponibilizados pela FEPAM-RS. Foi utilizado o QGIS, e os modelos hidrológicos foram o SWAT+ e o GRASS GIS, que processaram de forma automática a geração da rede de drenagem e delimitação da bacia. As equações utilizadas foram o fator de forma, índice de conformidade, densidade de drenagem e extensão média do escoamento superficial direto. Em relação aos dados disponibilizados pela FEPAM-RS, o modelo que mais se aproximou aos trechos de drenagem da fonte oficial em relação a área foi o SWAT+. A diferença em comparação ao mapeamento da FEPAM-RS, pode estar relacionada a fonte de MDE utilizado e a predominância de áreas planas e suave onduladas com pequenas diferenças de altitude, que podem gerar diferença na interpretação dos modelos. Os resultados teóricos das equações foram semelhantes, determinando que a bacia possui baixa tendência de geração de enchentes, e possui a drenagem regular devido às características do relevo pouco acidentado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArroio Epaminondas
dc.titleCaracterização morfométrica da bacia do Epaminondas com uso de Srtm no Swat+ e Grass gis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHidrologia
dc.subject.thesagroRecurso Hídrico
dc.subject.thesagroModelo Matemático
dc.description.notesXXV SBRH.
riaa.ainfo.id1162717
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-11
dc.contributor.institutionJULIANA VARGAS BOZZATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; PAULO ANSELMI DUARTE DA SILVA, FEPAM; ADÃO PAGANI JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; LETIÉLE ESLABÃO DO ESPÍRITO SANTO, INSTITUTO FEDERAL RIOGRANDENSE; FABIA AMORIM DA COSTA, CPACT; LILIAN TEREZINHA WINCKLER, CPACT; VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artigo-Winckler-XXV-SBRH.pdf782.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace