Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1162944
Título: Caracterização físico-química do suco integral elaborado com uva de mesa ‘BRS Vitória’.
Autoria: SILVA, I. S. O.
FREITAS, P.
OLIVER, L.
OLIVEIRA, I.
RYBKA, A. C. P.
BIASOTO, A. C. T.
Afiliação: ITALA SUZANA OLIVEIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; PEDRO FREITAS, INSTITUTO FEDEERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO; LEON OLIVER, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; INGLIDES OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CNPMA / CPATSA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023.
Conteúdo: A uva ‘BRS-Vitória’, desenvolvida pela Embrapa, têm ganhado grande destaque como uva de mesa por ser uma uva roxa, apirênica, e com sabor aframboesado. Dentre os produtos derivados da uva, o suco de uva integral apresenta alta aceitação, pelo sabor agradável e por promover inúmeros benefícios à saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade físico-química do suco integral elaborado a partir da uva ‘BRS-Vitória’, visando propor alternativa de uso para as uvas de mesa de descarte. Vinte quilos de uvas ‘BRS-Vitória’, classificadas como destinadas à exportação(CAT 1) e ao mercado interno(CAT 2) e procedentes da mesma área comercial(Petrolina-PE), foram utilizadas para a elaboração do suco integral pelo método de arraste a vapor em suqueira de aço inoxidável. As análises realizadas foram: pH, sólidos solúveis(SS), acidez total(AT), acidez volátil(AV), teor alcoólico, extrato seco, índice de polifenóis totais(IPT), intensidade de cor(IC) e cor pelo sistema CIELab. As amostras de suco elaboradas com as uvas CAT 1 e CAT 2, se diferenciaram para pH, AT, IC, L*, h e IPT. O suco das uvas CAT 1 apresentou coloração mais intensa, em decorrência dos maiores valores de IC, IPT, e menor valor de L*. Esta amostra também obteve maior valor de AT e pH, características que também podem contribuir para uma maior estabilidade do suco de uva. O teor alcóolico e AV de ambos os sucos estão abaixo do limite máximo permitido pela legislação brasileira para o produto, demonstrando ausência de contaminação. Da mesma forma, AT e os teores de sólidos solúveis e insolúveis dos sucos estavam acima do limite mínimo da legislação. Assim, a produção de suco integral a partir das uvas ‘BRS-Vitória’ de descarte pode ser uma boa alternativa de agregação de valor para os produtores de uva de mesa ou empresas processadoras de suco de uva.
Thesagro: Suco de Fruta
Uva
NAL Thesaurus: Grapes
Fruit juices
Palavras-chave: Suco de uva integral
Uva de mesa apirênica
Vale do Submédio São Francisco
Notas: Pôster 168554; SLACAN.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-BiasotoACT-15-SLACAN-2023-Ref-168554.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace