Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPERRONY, P. E. P.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. R. DE
dc.contributor.authorPACKER, A. T. M.
dc.contributor.authorBETTIOL, W.
dc.date.accessioned2024-03-19T19:33:33Z-
dc.date.available2024-03-19T19:33:33Z-
dc.date.created2024-03-19
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 53., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163016-
dc.descriptionÉ necessário desenvolver novas possibilidades e ferramentas sustentáveis para o manejo do Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Foc) em bananeiras, que sejam amigáveis ao meio ambiente e permitam a recuperação e aproveitamento dos solos afetados pela doença. Este estudo teve como objetivo verificar se lodos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Hortolândia e Monte Mor, SP, liberam compostos orgânicos voláteis (COVs) que inibem o crescimento micelial de Foc. Em uma seção da placa de Petri bipartida, contendo BDA + cloranfenicol, foi transferido um disco de micélio de 5 mm de diâmetro da cultura pura de Foc com sete dias. Na outra seção, foram adicionados 10 g da mistura de solo e lodo de ETA nas concentrações de 0, 5, 15, 25, 50, 75 e 100% (v:v). A umidade nas diferentes concentrações foi ajustada em 60%, e as placas foram vedadas com Parafilm e mantidas em BOD durante três dias a 25 ± 2 ºC e fotoperíodo de 12 h. O diâmetro da colônia foi determinado em duas direções perpendiculares com auxílio de um paquímetro digital. Foi avaliado o índice de velocidade de crescimento micelial (IVCM), conforme a fórmula: IVCM = +(D-Da) /N, onde; D = diâmetro médio atual da colônia; Da = diâmetro médio da colônia do dia anterior; N = número de dias após a inoculação. Os ensaios foram repetidos três vezes, com quatro repetições para cada tratamento. Não houve diferença significativa no IVCM entre as médias dos tratamentos (p > 0,05) e o controle. A exposição aos compostos voláteis não apresentou evidência de redução do crescimento micelial de Foc.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMucha de Fusarium da bananeira
dc.subjectMal-do-Panamá
dc.subjectCOVs
dc.subjectLodo ETA
dc.titleCompostos orgânicos voláteis de lodos de estações de tratamento de água reduzem o crescimento micelial de Fusarium oxysporum f. sp. cubense?
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLobo
dc.subject.thesagroFusarium
dc.subject.nalthesaurusFusarium oxysporum f. sp. cubense
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.format.extent2p. 295.
riaa.ainfo.id1163016
riaa.ainfo.lastupdate2024-03-19
dc.contributor.institutionPAUL ESTEBAN PHEREZ PERRONY, BOLSISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; CAUE RIBEIRO DE OLIVEIRA, BOLSISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ADALGISA THAYNE MUNHOZ PACKER, CNPMA; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RA-BettiolW-et-al-53CBFito-2023-p295.pdf430.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace