Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163223
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFREITAS, A. F. de
dc.contributor.authorTORREZAN, R.
dc.contributor.authorMATTIETTO, R. de A.
dc.contributor.authorLIMA, J. P.
dc.contributor.authorSÁ, D. de G. C. F. de
dc.date.accessioned2024-04-01T18:32:53Z-
dc.date.available2024-04-01T18:32:53Z-
dc.date.created2024-04-01
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationResearch, Society and Development, v. 13, n. 2, e4513244968, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163223-
dc.descriptionO pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Na região Norte do Brasil, a manta salgada seca é o principal produto processado, sendo encontrados com menor frequência os filés congelados e os defumados. Com o intuito de agregar valor e incentivar o consumo da espécie, e diversificar os produtos de peixes enlatados, o objetivo deste trabalho foi desenvolver conservas de pirarucu da pesca e da piscicultura e avaliar os produtos quanto às suas características físico-químicas e sensoriais e qualidade microbiológica. Os filés foram higienizados em solução clorada, imersos em salmoura (3% sal refinado), drenados, cortados e acondicionados em latas. Em seguida, adicionou-se o líquido de cobertura (salmoura a 2%) e as foram latas submetidas aos processos de exaustão, recravação, tratamento térmico e resfriamento. As embalagens não apresentaram estufamento, microfuros ou vazamentos e os resultados obtidos na medição do pH inicial e após as incubações (inferior a 0,2), indicaram que as amostras estavam comercialmente estéreis. As conservas apresentaram pequena variabilidade no teor de cinzas e nenhuma diferença significativa nos teores de umidade, lipídeos e proteínas. Os testes sensoriais indicaram que a conserva elaborada com o pirarucu da piscicultura foi preferida à conserva elaborada com o pirarucu da pesca nos atributos textura, sabor e impressão global, refletindo diretamente numa intenção positiva de compra do produto. A conserva de pirarucu, proveniente da pesca ou da piscicultura, é um produto de qualidade nutricional e sanitária, boa aceitação sensorial e maior vida útil.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPharmacology (medical)
dc.titleNutritional, sensorial, and microbiological quality of canned pirarucu fillets from wild fishing and pisciculture.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPirarucu
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroTratamento Térmico
dc.subject.thesagroAgregação de Valor
dc.subject.nalthesaurusArapaima gigas
dc.subject.nalthesaurusHeat treatment
dc.subject.nalthesaurusValue-added products
riaa.ainfo.id1163223
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-01
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33448/rsd-v13i2.44968
dc.contributor.institutionALESSANDRA FERRAIOLO DE FREITAS, CPATU; RENATA TORREZAN, CTAA; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; JANINE PASSOS LIMA, CTAA; DANIELA DE GRANDI C FREITAS DE SA, CTAA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Nutritional.pdf206.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace