Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163231
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBOTH, J. P. C. L.
dc.contributor.authorLEMOS, O. F. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA JUNIOR, M. C. M. de
dc.contributor.authorLIMA JUNIOR, J. A. de
dc.contributor.authorARAUJO, S. M. B.
dc.contributor.authorDANTAS, R. C. R.
dc.contributor.authorDOHARA, R. H.
dc.date.accessioned2024-04-01T19:32:37Z-
dc.date.available2024-04-01T19:32:37Z-
dc.date.created2024-04-01
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista Contemporânea, v. 4, n. 3, e3629, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163231-
dc.descriptionO uso de tutor vivo para o cultivo da pimenteira-do-reino é uma alternativa que contribui para a produção sustentável. Entretanto, é baixa a disponibilidade de estacas vivas de gliricídia, como tutor vivo para pimenteira-do-reino no Estado do Pará devido à carência de informações técnicas sobre o sistema de produção de estacas dessa espécie para este fim. No intuito de estabelecer práticas agrícolas visando a produção de tutor vivo de gliricídia para o cultivo da pimenteira-do-reino foram avaliados os efeitos do (i) arranjo espaçamento e (ii) suplementação nutricional, quanto ao diâmetro da planta-mãe de gliricídia; número e diâmetro de ramos para estacas vivas ao longo de um período de 24 meses. Diferenças significativas entre os arranjos espaciais e níveis de adubação (N, P, K) foram observadas somente nas primeiras avaliações. Ao final do ciclo houve equivalência na produção individual de estacas vivas para tutor, tanto em relação aos arranjos espaciais quanto às suplementações nutricionais. Entretanto, sugere-se o espaçamento 2,0m x 1,5 e a adubação de fundação como as práticas recomendável para a formação de jardim clonal visando a produção de estacas vivas devido ao maior número de estacas obtidas no final do ciclo de cultivo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução Sustentável
dc.titleArranjo espacial e adubação para formação de jardim clonal de gliricidia à produção de tutor vivo para o cultivo da pimenteira-do-reino.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPimenta do Reino
dc.subject.thesagroPiper Nigrum
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
riaa.ainfo.id1163231
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-01
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56083/RCV4N3-104
dc.contributor.institutionJOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; MOISES CORDEIRO MOURAO DE OLIVEIRA, CPATU; JOAQUIM ALVES DE LIMA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU; RUBIA CARLA RIBEIRO DANTAS, BRASIL BIOFUELS; RICARDO HIDEO DOHARA, EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DO PARÁ.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArranjoEspacial.pdf443.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace