Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMOTA, L. de F.
dc.contributor.authorGOUVEIA, N. de A.
dc.contributor.authorPAES, E. T.
dc.contributor.authorWATRIN, O. dos S.
dc.contributor.authorCOSTAS, I. S.
dc.contributor.authorPARISE, F. J. de O.
dc.date.accessioned2024-04-04T12:32:46Z-
dc.date.available2024-04-04T12:32:46Z-
dc.date.created2024-04-04
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Geografia Física, v. 17, n. 2, p. 1200-1212, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163288-
dc.descriptionPara subsidiar a gestão o uso sustentável de uma área, a identificação dos ambientes naturais e suas fragilidades potenciais e emergentes, contribuem para uma melhor definição das diretrizes e ações a serem efetivadas no espaço físico-territorial. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de adequação das terras em região do nordeste do Estado do Pará para a implantação de empreendimentos de piscicultura com a utilização de viveiros escavados, a partir da definição de cinco critérios: declividade, altitude, solos, proximidade de estradas e uso e cobertura da terra. Os dados foram adquiridos de fontes oficiais e integrados em um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Com a utilização da Análise Hierárquica Multicritério (AHP) foi possível atribuir pontuações para os critérios e integrá-los em uma matriz de comparação pareada para obtenção dos pesos de cada um dos critérios definidos. Os resultados indicaram que mais de 80% das terras na região de estudo são consideradas aptas para o desenvolvimento da piscicultura, sendo as áreas “totalmente adequadas” um pouco inferiores as áreas “adequadas”, pela escala de adequação adotada. Já as áreas que apresentaram algum tipo de restrição a essa atividade, consideradas terras “pouco adequadas”, “inadequadas” e “restritivas” nunca apresentaram taxas individuais superiores a 11% do total do território em questão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAnalise multicritério em ambiente SIG na indicação de áreas adequadas à piscicultura no Nordeste do Estado do Pará.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroSistema de Informação Geográfica
riaa.ainfo.id1163288
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-04
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26848/rbgf.v17.2.p1200-1212
dc.contributor.institutionLUCAS DE FARIAS MOTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; NELSON DE ALMEIDA GOUVEIA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EDUARDO TAVARES PAES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU; IURICK SARAIVA COSTAS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA PARISE, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseMulticriterio.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace