Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163398
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLEANDRO, R. C.
dc.contributor.authorCHAGAS, E. A.
dc.contributor.authorFEITOSA, I. de L.
dc.contributor.authorARAGÓN, S.
dc.date.accessioned2024-04-09T18:33:12Z-
dc.date.available2024-04-09T18:33:12Z-
dc.date.created2024-04-09
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationDELOS: Desarrollo Local Sostenible, Curitiba, v.17, n.53, p. 01-21, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163398-
dc.descriptionO camu-camu (Myrciaria dubia) é uma espécie amazônica economicamente promissora, cujos frutos possuem o maior teor de vitamina C já registrado, com alto potencial para aplicações na indústria de alimentos, suplementos e cosméticos, podendo ser a cultura principal em iniciativas agroflorestais de produtores locais. O camu-camu tem ampla distribuição na Amazônia, embora a maioria dos estudos e coletas tenham ocorrido na Amazônia Central e Ocidental. Este estudo tem como objetivo avaliar a distribuição e a vulnerabilidade das populações de camu-camu no estado de Rondônia, Brasil. Sua distribuição no limite sul apresenta áreas com um clima mais seco. Foram utilizados dados registrados em herbários e de expedições de bioprospecção, ademais, dados sobre perturbações antrópicas como incêndios, desmatamento e barragens (planejadas e existentes) estratificadas a nível municipal. Os registros de Camu-camu ocorreram preferencialmente nas regiões norte e central do estado, porém a maior parte das coletas ocorreu no entorno das cidades, grandes rios e estradas, mostrando um forte viés do coletor. Nos municípios com ocorrência de camu-camu foram observadas maiores taxas de desmatamento, incêndios e barragens, quando comparados aos municípios sem registros. As populações de camu-camu em Rondônia habitam condições mais secas e podem estar mais adaptadas às futuras condições geradas pelas mudanças climáticas na Amazônia. Estas adaptações podem ser úteis para os futuros esforços de melhoramento genético da espécie. Dessa forma, é necessário um maior esforço para manutenção da biodiversidade de populações de camu-camu em paisagens dominadas pelo homem, além de incentivar a conservação ex situ em áreas produtivas de agricultores locais, especialmente sob a perspectiva das mudanças climáticas globais.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.titlePotential Vulnerability of Natural Populations of Camu-camu (Myrciaria dubia) to Anthropogenic Stressors in Southwestern Amazon.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusGermplasm
dc.subject.nalthesaurusAgroforestry
dc.subject.nalthesaurusDeforestation
dc.subject.nalthesaurusFruit trees
riaa.ainfo.id1163398
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-09
dc.contributor.institutionRAIMUNDO CAJUEIRO LEANDRO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; EDVAN ALVES CHAGAS, CPAF-RR; IZABELA DE LIMA FEITOSA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; SUSAN ARAGÓN, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-RR)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
032Delos-1.pdf856.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace