Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163399
Título: Efeito da Brachiaria sp nos estoques totais de carbono orgânico em Latossolo Vermelho cultivado com soja sob plantio direto.
Autoria: ROSSI, C. Q.
PEREIRA, M. G.
POLIDORO, J. C.
BENITES, V. de M.
GIACOMO, S. G.
BETTA, M.
FONTANA, A.
Afiliação: CELESTE QUEIROZ ROSSI, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; SIMONE GUIMARÃES GIACOMO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MARCONI BETTA, UNIVERSIDADE RIO VERDE; ADEMIR FONTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O papel fundamental da matéria orgânica (MO) nas características físicas, químicas e biológicas do solo, justifica o crescente interesse pela identificação de sistemas de uso e de manejo que contribuam para o aumento do estoque de carbono em solos tropicais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da Brachiaria sp cultivada na entressafra da soja (Glycine max.) como planta de cobertura, na densidade, nos teores de carbono total e nos estoques de carbono do solo, na região Centro Oeste brasileiro. Foram coletadas amostras de Latossolo Vermelho, no município de Monte Vidiu-GO. As amostras foram retiradas em cinco profundidades nos sistemas: área com cultivo de braquiária na entressafra da soja (Glycine max.) e outra sem o cultivo de braquiária. Os resultados de COT diferiram significativamente pelo teste F a 5% com valores variando de 12,4 a 26,1 g kg-1 no sistema PCB e de 10,4 a 23,0 g kg-1 no PSB, sendo os maiores valores de 0-5 e menores de 40-60 em ambos os tratamentos. Os estoques de carbono não diferiram significativamente pelo teste F a 5% entre si nos sistemas avaliados, apresentaram uma tendência de acumulo em profundidade, com valores variando de 13,7 a 30,4 g kg-1 no sistema PSB e de 13,2 a 27,1 g kg-1 no PCB este comportamento deveu-se ao fato desse sistema apresentar maiores valores médios de densidade do solo.
Thesagro: Matéria Orgânica
Solo
Cerrado
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Efeito-da-Brachiaria-sp-nos-estoques-totais-de-carbono-organico-2007.pdf63,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace