Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, L. B. de
dc.contributor.authorLEITE, J. B.
dc.contributor.authorFERREIRA, I. C.
dc.contributor.authorMELO, A. C. A.
dc.contributor.authorGOMES, W. B.
dc.contributor.authorMALAQUIAS, J. V.
dc.contributor.authorSA, M. A. C. de
dc.contributor.authorMULLER, A. G.
dc.contributor.authorOLIVEIRA FILHO, E. C. de
dc.date.accessioned2024-04-10T20:34:14Z-
dc.date.available2024-04-10T20:34:14Z-
dc.date.created2024-04-10
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PRÁCTICAS DE RESTAURACIÓN ECOLÓGICA, 1.; ENCUENTRO NACIONAL DE RESTAURACIÓN ECOLÓGICA DE LA ARGENTINA, 3., 2023, Neuquén. [Resúmenes...]. Neuquén: Red de Restauración Ecológica de Argentina: Universidad Nacional del Comahue, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163466-
dc.descriptionO sistema de Integração da Restauração Ecológica à Pecuária (IRPE) é uma metodologia inovadora que consiste em usar bovinos, em manejo adequado, para estabelecimento do componente florestal se beneficiando do serviço ambiental prestado pelo gado por meio do pastejo, minimizando a competição entre o componente forrageiro e arbóreo-arbustivo, bem como a ocorrência de incêndios na propriedade. O objetivo foi testar a metodologia IRPE, para avaliar o efeito do pastejo bovino em área sob processo de restauração ecológica. O experimento foi instalado em janeiro/2017, com dois tratamentos (T1: sem gado e T2: com gado), onde, mudas de sete espécies nativas foram plantadas em linha. Após quatro anos, o pastejo em baixa lotação reduziu a biomassa de gramíneas em 77%/ano, não afetando a regeneração natural e possibilitando a sobrevivência (T1 = 61% e T2 = 47%) e o desenvolvimento (crescimento em altura) das mudas de espécies nativas (T1 = 34 cm/ano e T2 = 22 cm/ano), ambas às taxas sem diferença significativa entre os tratamentos. A presença dos bovinos aumentou o quantitativo de nutrientes químicos no escoamento superficial, sobretudo nos períodos de maior pluviosidade, contudo os valores se apresentaram de acordo com a legislação brasileira de qualidade de água. A partir da análise dos resultados concluiu-se que a aplicação da metodologia do IRPE foi bem-sucedida, sendo possível concluir que as gramíneas, sob manejo adequado de pastoreio protegeram o solo do processo erosivo e os bovinos, ao reduzirem a biomassa vegetal, diminuiu a probabilidade de ocorrência de incêndios e os gastos com aceiros e roçagem. Neste estudo conclui-se que o gado, se bem manejado, pode ser utilizado, nos primeiros anos da restauração, como ferramenta para controlar a biomassa de gramíneas e reduzir a competição entre as gramíneas e as espécies nativas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleIntegração da restauração ecológica a pecuária (IRPE): nova proposta metodológica.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIntegração
dc.subject.thesagroAgricultura Ecológica
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroPastejo
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1163466
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-10
dc.contributor.institutionLIDIAMAR BARBOSA DE ALBUQUERQUE, CPAC; JUSSARA BRBOSA LEITE, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ISABEL CRISTINA FERREIRA, CPAC; ANA C. A. MELO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; WILLIAN B. GOMES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC; MARCOS AURELIO CAROLINO DE SA, CPAC; ARTUR GUSTAVO MULLER, CPAC; EDUARDO CYRINO DE OLIVEIRA FILHO, CPAC.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Integracao-da-Restauracao-Ecologica2023.pdf448,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace