Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163495
Título: Avaliação dos índices de vegetação MODIS para a detecção de mudanças na cobertura vegetal do Cerrado.
Autoria: JESUS, E. T.
FERREIRA, L. G.
FERREIRA, M. E.
FERREIRA, N. C.
HUETE, A.
SANO, E. E.
Afiliação: ERISTELMA TEIXEIRA JESUS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LAERTE GUIMARÃES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MANUEL EDUARDO FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; NILSON CLEMENTINO FERREIRA, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS; ALFREDO HUETE, ADMINISTRAÇÃO NACIONAL DA AERONÁUTICA E ESPAÇO; EDSON EYJI SANO, CPAC.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DO LBA, 3., 2004, Brasília, DF. Anais de trabalhos completos. Brasília, DF: LBA, 2004.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: Estima-se que 60% do Cerrado, segundo maior bioma na América do Sul, já tenham sido convertidos em função da intensa atividade agropecuária existente na região. Por outro lado, poucas tem sido as iniciativas voltadas ao monitoramento sistemático deste bioma. Neste sentido, e no âmbito da implementação de um sistema de alerta de desmatamentos para o Cerrado, este trabalho buscou avaliar a habilidade dos índices de vegetação MODIS NDVI (índice de vegetação da diferença normalizada) e EVI (índice de vegetação realçado) quanto à detecção de mudanças associadas às principais fisionomias do Cerrado. Especificamente, foram analisados dados MOD13Q1 (250m) e MOD13A1 (500m), tiles h13v10 e h12v10 (Estado de Goiás), para o período julho de 2001- julho de 2002, conforme quatro limiares de detecção de mudanças: 20, 35, 42 e 50%. Resultados preliminares mostraram diferenças significativas na quantidade de mudança detectada na cobertura, dependendo da resolução espacial e limiar de mudança utilizado. Para o Estado de Goiás como um todo, as áreas de mudança variaram de 10, 588 a 1.839.309 ha (0,03 a 5,30% da área Estadual) e foram principalmente associadas à áreas já previamente convertidas (i.e. agricultura e pastagens). Para áreas testes específicas, como o Parque Nacional de Brasília, as áreas identificadas como mudança variaram de 0,05 a 18,23% da área total do parque e foram associadas principalmente às fisionomias Campo Limpo e Cerrado Sensu Stricto. De forma preliminar, os resultados sugerem o uso do NDVI 250 m e 50% de limiar com vistas ao monitoramento sistemático e operacional do bioma Cerrado.
Thesagro: Cobertura Vegetal
Cerrado
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-dos-indices-de-vegetacao-MODIS-.pdf66,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace