Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163571
Título: Nova variedade de uva sem semente nacional - 'seleção 8': avaliação da qualidade junto aos canais de distribuição.
Autoria: MATSUURA, F. C. A. U.
BOLSON, E. A.
FOLEGATTI, M. I. da S.
CAMARGO, U. A.
GUTIEREZ, A. de S. D.
SPOTO, M. H. F.
RODRIGUES, V. M.
PECCINI, J. R.
Afiliação: FERNANDO CESAR AKIRA U MATSUURA, DTT; EDISON ANTONIO BOLSON, DTT; MARILIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATTI, CNPMA; UMBERTO ALMEIDA CAMARGO, CNPUV; ANITA DE SOUZA DIAS GUTIEREZ, COMPANHIA DE ENTREPOSTOS E ARMAZÉNS GERAIS DE SÃO PAULO; MARTA HELENA FILLET SPOTO, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; VANESSA MARIA RODRIGUES, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; JOÃO RICARDO PECCINI, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ.
Ano de publicação: 2006
Referência: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 20., 2006, Curitiba. Alimentos e agroindústrias brasileiras no contexto internacional: anais. Curitiba: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.
Conteúdo: A produção brasileira de uvas sem sementes de variedades nacionais Iniciou-se há pouco tempo. A Embrapa Uva e Vinho começou seu programa de melhoramento genético dessas uvas em 1997, tendo lançado três variedades - "Clara", "Linda" e "Morena", em 2003. A variedade "Seleção 8" é uma uva sem semente com bagas pretas, ainda não lançada, que se encontra em fase de análise. Neste trabalho, realizou-se uma avaliação da qualidade sensorial dessa uva junto a atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e consumidores de um supermercado do município de São Paulo-SP, conjuntamente com análises físico-químicas e químicas do material. As uvas da "Seleção 8' foram provenientes de produtor comercial do município de Pirapora-MG, colhidas em setembro de 2005. A avaliação da qualidade sensorial envolveu análises de aceitação sensorial da aparência, cor, qualidade global, sabor e textura, por uso de escala hedônica de 9 pontos, e da doçura, acidez, firmeza e crocância, pela escala do ideal. Análises do teor de sólidos solúveis totais (Brix) e acidez total titulável e do pH também foram realizadas. O teor de sólidos solúveis da uva variou de 13,6 a 15,2 ºBrix, da acidez total titulável de 0,36 a 0,47 mg de ácido tartárico em 100g e o pH de 3,4 a 3,6. Na avaliação pelos atacadistas, a aparência, aceitação global e sabor da uva obtiveram notas ligeiramente superiores a 7 ("Gostei moderadamente"), enquanto a cor e a textura próximas a 8 ("Gostei muito"). A doçura foi avaliada como "ligeiramente menos doce que o ideal", enquanto a firmeza, acidez e crocância "ideais". Na avaliação pelos consumidores, todos os atributos da uva obtiveram notas ligeiramente superiores ou muito próximas a 8 ("Gostei muito"). Como valores iguais ou superiores a 7 ("Gostei moderadamente") são considerados suficientes para considerar um produto como aceito sensorialmente para o atributo avaliado, constatou-se que a 'Seleção 8'apresentou uma boa aceitação pelos atacadistas e consumidores finais participantes dessa avaliação.
Thesagro: Variedade
Uva
Melhoramento Genético Vegetal
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NOVA-VARIEDADE-DE-UVA-SEM-SEMENTE-NACIONAL.pdf412,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace