Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, D. N. de
dc.contributor.authorEVANGELISTA, D. K. R.
dc.contributor.authorSANTOS, I. de O.
dc.contributor.authorUMMUS, M. E.
dc.contributor.authorVASCO, K. D. L.
dc.contributor.authorKERBER, C.
dc.date.accessioned2024-04-12T20:02:59Z-
dc.date.available2024-04-12T20:02:59Z-
dc.date.created2024-04-12
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSingular Meio Ambiente e Agrárias, v. 1, p. 81-94, jul./dez. 2023.
dc.identifier.issn2674-7855
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163577-
dc.descriptionUma das estratégias para apoiar a piscicultura marinha no país e, ainda, atrair investidores e interessados nessa atividade é a realização de estudos para prospectar estruturas de criação já existentes em estados onde as espécies marinhas de interesse ocorrem naturalmente. Destaque para a garoupa verdadeira, peixe marinho de carne nobre com elevado potencial para piscicultura marinha em estruturas de cultivo (viveiros escavados). Este trabalho apresenta um estudo de inteligência territorial estratégica para a garoupa verdadeira no contexto das especificidades do estado de Sergipe, a partir de informações geradas pelo Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura (SITE Aquicultura), sistema disponível on-line e desenvolvido pela Embrapa e por parceiros. Conclui-se que o estado de Sergipe possui um considerável potencial de expansão na produção de garoupa. A identificação de 15 fazendas de cultivo provavelmente desativadas aponta para a primeira grande oportunidade de crescimento, enquanto a possibilidade de migração do cultivo de camarão marinho para garoupa aumenta significativamente o número de propriedades ativas e licenciadas. Com um total de 2.373 fazendas de cultivo em atividade no Estado, a infraestrutura de apoio existente e a proximidade com portos de exportação, somados à viabilidade técnica e econômica da produção de garoupas em cativeiro, Sergipe se destaca como um local atrativo para investidores e stakeholders do setor. Com mercados ávidos por esse produto nobre, o estado tem um papel promissor no desenvolvimento da cadeia produtiva da garoupa verdadeira.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGaroupa verdadeira
dc.subjectPiscicultura marinha
dc.subjectProspecção
dc.subjectInteligência territorial
dc.subjectSergipe
dc.titlePotencial de instalação de unidades de criação da Garoupa Verdadeira (Epinephelus marginatus) no Estado de Sergipe: análises de inteligência territorial estratégica.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroTransferência de Tecnologia
riaa.ainfo.id1163577
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-12
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33911/singular-maa.v1i3.182
dc.contributor.institutionDIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; DANIELE KLOPPEL ROSA EVANGELISTA, CNPASA; IVANA DE OLIVEIRA SANTOS; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; KENNEDY DOUGLAS LEOCADIO VASCO; CLAUDIA KERBER.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
singular-2023.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace