Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFERREIRA, S. E.
dc.contributor.authorGOMES, M. B.
dc.contributor.authorNEVES, L. F. M.
dc.contributor.authorSILVA, C. S. da
dc.contributor.authorCOELHO, S. G.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. A.
dc.contributor.authorCAMPOS, M. M.
dc.date.accessioned2024-04-15T14:11:56Z-
dc.date.available2024-04-15T14:11:56Z-
dc.date.created2024-04-15
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 27., 2023, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163609-
dc.descriptionO presente estudo avaliou os efeitos do estresse térmico por calor e pela amplitude térmica em parâmetros ruminais de bezerros holandeses com 28 dias de idade. Para tal, os bezerros foram alojados em câmara climática com controle de temperatura e umidade e submetidos a três condições climáticas distintas: zona termoneutra, com temperatura (T°) de 22 °C e umidade relativa (UR) de 65% (ITU = 66); estresse por calor (T° = 22 °C e UR = 65%; ITU = 82); e amplitude térmica (9 horas em estresse por calor, 3 horas em zona termoneutra, 9 horas em estresse pelo frio (T° = 14 °C, UR = 65%; ITU=54) e, novamente, 3 horas em zona termoneutra). Amostras de líquido ruminal foram coletadas aos 28 dias de idade para avaliação do pH e das concentrações de acetato, propionato, butirato, concentração total de ácidos graxos de cadeia curta, relação acetato: propionato, relação acetato: butirato e nitrogênio amoniacal (N-NH3). O estresse causado por amplitude térmica não promoveu alterações nos parâmetros ruminais de bezerros da raça Holandesa na fase de aleitamento. Por outro lado, bezerros submetidos a estresse térmico por calor apresentaram menor concentração de acetato e N-NH3 em relação àqueles mantidos em zona termoneutra, demonstrando que o estresse térmico pelo calor influencia os parâmetros ruminais de bezerros em aleitamento.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConforto animal
dc.subjectBem-estar animal
dc.subjectSaúde ruminal
dc.titleParâmetros ruminais de bezerros da raça Holandesa submetidos a estresse térmico por calor e pela amplitude térmica até os 28 dias de idade.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroBezerro
dc.subject.thesagroTemperatura
dc.description.notesPibic/CNPq.
dc.format.extent2p. 104-108.
riaa.ainfo.id1163609
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-15
dc.contributor.institutionSABRINA EVELIN FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARIANA BRITO GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LUIZ FELIPE MARTINS NEVES, UNVIERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; CAMILA SOUSA DA SILVA; SANDRA GESTEIRA COELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Parametros-ruminais-de-bezerros-da-raca-Holandesa-.pdf140.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace