Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163624
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVIEIRA, O. F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. S. e
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorBORGES, C. A. V.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F.
dc.date.accessioned2024-04-15T18:04:46Z-
dc.date.available2024-04-15T18:04:46Z-
dc.date.created2024-04-15
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 28., 2023, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163624-
dc.descriptionFoi avaliado efeito do teor de matéria seca (MS) da forragem ensilada sobre a composição química e o perfil fermentativo da silagem ensacada da BRS Capiaçu. O ensaio foi realizado segundo o delineamento inteiramente casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados cinco teores crescentes de matéria seca, baseados nas idades de corte (57 dias, 78 dias, 87 dias, 100 dias e 106 dias). Foram avaliadas a composição químico-bromatológica da silagem (matéria seca-MS, proteína bruta-PB, extrato etéreoEE, fibras em detergente neutro-FDN e ácido-FDA, lignina-LIG, proteínas insolúveis em detergentes neutro-PBFDN e ácido-PBFDA), e as características fermentativas da silagem (N-amoniacal, pH e ácidos orgânicos). Houve redução dos teores de PB e NDT e incremento nos teores da fração fibrosa (P<0,05), decorrentes do avanço na maturidade da planta, resultando em perda do valor nutritivo em função do aumento da idade. O pH apresentou resposta quadrática, enquanto os teores de N-amoniacal apresentaram comportamento linear positivo, com destaque para a resposta quadrática dos teores de ácido láctico e linear positiva para os teores de ácido acético. Os resultados indicam que a forragem deve ser colhida entre 20% e 22% de matéria seca para a produção de silagem ensacada da BRS Capiaçu.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração fibrosa
dc.subjectÁcido láctico
dc.subjectÁcido acético
dc.titleDefinição dos teores de matéria seca da forragem para a produção de silagem de capim-elefante BRS Capiaçu ensacada.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroProteína Bruta
dc.description.notesPibic/Fapemig.
dc.format.extent2p. 25-30.
riaa.ainfo.id1163624
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-15
dc.contributor.institutionOCTÁVIO FREITAS VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; JACKSON SILVA E OLIVEIRA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; CRISTIANO AMANCIO VIEIRA BORGES, CNPGL; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Definicao-dos-teores-de-materia-seca-da-forragem.pdf530.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace