Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, H. K. C. S.
dc.contributor.authorSANTOS, J. W. M. dos
dc.contributor.authorSILVA, R. C. S. da
dc.contributor.authorRIBEIRO, P. R. de A.
dc.contributor.authorMORAES, S. A. de
dc.contributor.authorFERNANDES JUNIOR, P. I.
dc.date.accessioned2024-05-06T13:53:46Z-
dc.date.available2024-05-06T13:53:46Z-
dc.date.created2024-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164089-
dc.descriptionA micropropagação é Gliricidia (Gliricidia sepium) tem sido recomendada para sistemas agroflorestais e reflorestamento de áreas degradadas devido ao seu rápido crescimento e simbiose com rizóbios. No entanto, pouco se sabe sobre a eficiência simbiótica das populações nativas de microrganismos do Semiárido que nodulam essas espécies. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência simbiótica de rizóbios oriundos de solos do Semiárido, com gliricidia. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na Embrapa Semiárido, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram avaliados 21 isolados (12 Sinorhizobium spp. e 9 Rhizobium spp.), a estirpe referência Bradyrhizobium elkani BR 8802, e dois tratamentos controles: um sem inoculação e sem fertilização com N, e um nitrogenado. Para a produção dos inoculantes, as bactérias foram crescidas em meio YM de acordo com o tempo de crescimento, e a suspensão foi ajustada para densidade óptica OD600 para 0,2 para a aplicação. O experimento foi conduzido em vasos de poliestireno (500 mL) desinfestados e preenchidos com areia autoclavada, duas vezes com intervalo mínimo de 48 horas. Antes da semeadura, as sementes foram desinfestadas superficialmente, e semeadas três sementes por vaso. Aos 10 dias após a semeadura (DAE) foi realizado o desbaste, deixando-se uma planta por vaso. Nos tratamentos inoculados, cada semente recebeu 1 mL do inóculo, aplicado diretamente sobre a semente. As plantas foram colhidas aos 90 DAE, avaliando-se: massa da parte aérea, raízes e nódulos secos e número de nódulos por planta, teor de N, nitrogênio total e eficiência nodular. Todas as plantas inoculadas com as 21 estirpes e a estirpe referência BR 8802 apresentaram nodulação e promoção do crescimento de plantas de gliricidia. A massa da parte aérea (MSPA), o teor de N e a eficiência nodular de plantas inoculadas com sete estirpes (cinco Sinorhizobium e dois Rhizobium) avaliadas foram iguais à BR 8802; e ao controle com N mineral, nas variáveis de MSPA e teor de N, sendo estas bactérias selecionadas para experimentos em substratos comerciais.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFixação biológica de nitrogênio
dc.titleEficiência simbiótica de Sinorhizobium e Rhizobium isolados de gliricidia (Gliricidia sepium) nativos de solos do Semiárido.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroRhizobium
dc.subject.thesagroGliricidia
dc.subject.nalthesaurusSinorhizobium
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
dc.format.extent2p. 13-14.
riaa.ainfo.id1164089
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-06
dc.contributor.institutionHEIÇA KARINE COELHO SOUZA SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; JONNATHAN WHINY MORAES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; RAÍRA CARINE SANTANA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PAULA ROSE DE ALMEIDA RIBEIRO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; SALETE ALVES DE MORAES, CPATSA; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficiencia-simbiotica-Gliricidia.pdf621.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace