Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164092
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, T. da S.
dc.contributor.authorVILVERT, J. C.
dc.contributor.authorSILVA, R. de S.
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorFREITAS, S. T. de
dc.date.accessioned2024-05-06T14:54:41Z-
dc.date.available2024-05-06T14:54:41Z-
dc.date.created2024-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164092-
dc.descriptionA acerola é uma fruta tropical rica em vitamina C, cuja qualidade é dependente de diversos fatores, incluindo condições climáticas como temperatura, precipitação e radiação solar; práticas de manejo como irrigação, adubação; controle de pragas e doenças; estádio de maturação; condições de armazenamento e da composição alélica dos genótipos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a qualidade físico-química de frutos de acessos de aceroleira conservados no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido. Frutos das cultivares BRS Rubra, BRS Cabocla, Costa Rica e Junko foram coletados no estádio maduro, representado visualmente pela coloração da epiderme totalmente vermelha, e avaliados quanto às variáveis massa; diâmetro; firmeza, determinada com um texturômetro; coloração da casca medida pelo ângulo hue; sólidos solúveis (SS); acidez titulável (AT); relação SS/AT e ácido ascórbico (AAs). Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, contendo quatro repetições e duas plantas por parcela. Os dados foram submetidos às análises de normalidade (Shapiro-Wilk) e homogeneidade de variâncias (Bartlett) e, em seguida, submetidos à análise de variância. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05). Houve efeito significativo das cultivares para todas as variáveis analisadas. ‘BRS Cabocla’ e ‘Costa Rica’ apresentaram maior massa, diâmetro longitudinal, diâmetro transversal e ângulo hue do que as demais cultivares. A cultivar Junko apresentou coloração vermelha mais intensa, expressa pelo menor ângulo hue, frutos com maior AT e teor de AAs, além de menores firmeza, SS e relação SS/AT que as demais. As cultivares BRS Rubra, BRS Cabocla e Costa Rica apresentaram potencial para atender ao mercado de frutos destinados ao consumo in natura, devido à maior firmeza, conteúdo de SS e relação SS/TA, bem como menor acidez, comparativamente à Junko, que é mais produzida atualmente no Vale do São Francisco, com a finalidade de atender à indústria de extração de vitamina C.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBanco Ativo de Germoplasma de Aceroleira
dc.subjectPropriedades físico-químicas
dc.subjectÁcido ascórbico
dc.titleQualidade de fruto dos acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Aceroleira da Embrapa Semiárido.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.format.extent2p. 17-18.
riaa.ainfo.id1164092
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-06
dc.contributor.institutionTIFFANY DA SILVA RIBEIRO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; JOÃO CLAUDIO VILVERT, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; RAQUEL DE SOUZA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; SERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Qualidade-de-fruto-dos-acessos-do-Banco-Ativo-de-Germoplasma-Acerola.pdf587.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace