Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFRANÇA, V. C. F. de
dc.contributor.authorSANTOS, M. de S.
dc.contributor.authorSILVA, M. G. da
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. L. do
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.date.accessioned2024-05-06T14:54:45Z-
dc.date.available2024-05-06T14:54:45Z-
dc.date.created2024-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164093-
dc.descriptionA acerola é conhecida pelo seu alto teor de ácido ascórbico e tem sido cultivada sobretudo com o objetivo de abastecer indústrias de fármacos, cosméticos e suplementos alimentares. Quando cultivada sob irrigação, em clima tropical, a planta tem potencial para produzir o ano inteiro. Contudo, sua colheita é realizada majoritariamente de forma manual o que aumenta o custo de produção a ponto de inviabilizar o cultivo quando os preços pagos pela indústria decrescem. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi selecionar plantas de alto rendimento que apresentem porte ereto e ramos voltados para cima, o que configura arquitetura favorável à colheita mecanizada. Seis famílias de meios-irmãos (FMI), com cem indivíduos cada, obtidas nas matrizes CR, FS, BV1, LD1, JK e AP foram implantadas em janeiro de 2023, na Estação Experimental da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Aos 6 meses, as plantas foram avaliadas quanto ao ângulo de abertura dos ramos (AAR), medido por meio de transferidor de grau, tipo meia-lua (180º), em cinco ramos localizados no terço médio do caule. A estimativa dos parâmetros genéticos foi realizada via máxima verossimilhança restrita (REML) e a predição dos valores genéticos por meio da melhor predição linear não viesada (BLUP), utilizando-se o modelo 56, implementado no software Selegen-REML/BLUP. Considerando-se que plantas com menor AAR são mais aptas à colheita mecanizada, foi aplicada uma pressão de seleção de 10% no ranqueamento BLUP com sobreposição de gerações. As médias de AAR variaram de 21,9°, em JK, até 37,4º, em FS. O corte aplicado resultou na seleção preliminar de 60 indivíduos de JK, demonstrando o maior potencial dessa FMI na geração de plantas mais aptas à colheita mecanizada.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectColheita mecanizada
dc.subjectÁcido ascórbico
dc.titleSeleção entre e dentro de famílias de meios-irmãos para arquitetura de plantas com aptidão para colheita mecanizada em aceroleira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.format.extent2p. 19.
riaa.ainfo.id1164093
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-06
dc.contributor.institutionVICTOR CHANDLER FERNANDES DE FRANÇA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MIKAELE DE SOUZA SANTOS, UNIVERSIDADE E PERNAMBUCO; MILENA GOMES DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO LIMA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selecao-entre-e-dentro-de-familias-de-meios-irmaos-para-arquitetura-de-plantas.pdf530.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace