Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, L. S. dos
dc.contributor.authorCOSTA, A. C. S. S.
dc.contributor.authorLEITE, A. L. de S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, I. L. F. C.
dc.contributor.authorSANTOS, C. A. F.
dc.date.accessioned2024-05-06T18:52:32Z-
dc.date.available2024-05-06T18:52:32Z-
dc.date.created2024-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164100-
dc.descriptionA goiabeira (Psidium guajava) é uma fruteira de grande importância no Brasil, especialmente na região do Vale do São Francisco. Em geral, a cor dos frutos está associada a compostos bioativos: cor vermelha com carotenoides, principalmente licopeno, e cor roxa com antocianinas. O objetivo deste estudo foi avaliar a segregação para cor da plântula em cruzamento de goiabeira ‘Pedro Sato’ × goiabeira com frutos de polpa roxa para orientar no desenvolvimento de cultivares com teores elevados de carotenoides e antocianinas. Cruzamentos manuais entre os dois parentais foram realizados no ponto de ruptura do cálice do botão floral. A hibridização foi confirmada por caracteres fenotípicos e por marcadores de polimorfismo de nucleotídeo único. Sementes de frutos resultantes de polinização cruzada foram colhidas e beneficiadas separadamente. Plântulas com 40 dias foram repicadas para sacos de mudas. Plantas F1 foram transplantadas no campo Experimental de Bebedouro e, após 4 meses, foi iniciada a garfagem no porta-enxerto BRS Guaraçá. Botões florais de plantas F1 desse cruzamento foram protegidas com sacos de TNT para efetuar autopolinização. Sementes de 13 frutos autopolinizados (famílias) foram semeadas em diferentes vasos e as plântulas F2 avaliadas quanto à cor verde ou roxa, seguida de repicagem para sacos de mudas. O teste do qui-quadrado foi aplicado para testar segregações mendelianas. Na geração F1, 100% das plântulas apresentaram cor verde, indicando dominância dessa cor sobre a cor roxa. Na geração F2, plântulas de dez famílias apresentaram segregação 3:1 (p=0,05), enquanto outras três famílias desviaram dessa segregação (p≠0,05). Os dados das gerações F1 e F2 indicam herança simples, com dominância da cor verde sobre a cor roxa e segregação mendeliana 3:1 das plântulas desse cruzamento. Plântulas de cor roxa serão transplantadas e enxertadas no BRS Guaraçá para avaliações diversas, objetivando o desenvolvimento de cultivares pioneiras de goiaba roxa, que associem teores elevados de carotenoides e antocianinas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSegregação mendeliana
dc.titleSegregação para cor em plântulas F1 e F2 de goiabeiras com frutos de polpa vermelha × roxa.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGoiaba
dc.subject.thesagroPsidium Guajava
dc.subject.thesagroCruzamento Vegetal
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusGuavas
dc.subject.nalthesaurusPlant genetic resources
dc.format.extent2p. 20.
riaa.ainfo.id1164100
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-06
dc.contributor.institutionLUCAS SILVA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ANE CAROLINE SAMPAIO SOUZA COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ANA LUIZA DE SOUZA LEITE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; INGRID LETÍCIA FERREIRA CAVALCANTE NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Segregacao-para-cor-em-plantulas-F1-e-F2-de-goiabeiras.pdf556,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace