Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164100
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, L. S. dos
dc.contributor.authorCOSTA, A. C. S. S.
dc.contributor.authorLEITE, A. L. de S.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, I. L. F. C.
dc.contributor.authorSANTOS, C. A. F.
dc.date.accessioned2024-05-06T18:52:32Z-
dc.date.available2024-05-06T18:52:32Z-
dc.date.created2024-05-06
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164100-
dc.descriptionA goiabeira (Psidium guajava) é uma fruteira de grande importância no Brasil, especialmente na região do Vale do São Francisco. Em geral, a cor dos frutos está associada a compostos bioativos: cor vermelha com carotenoides, principalmente licopeno, e cor roxa com antocianinas. O objetivo deste estudo foi avaliar a segregação para cor da plântula em cruzamento de goiabeira ‘Pedro Sato’ × goiabeira com frutos de polpa roxa para orientar no desenvolvimento de cultivares com teores elevados de carotenoides e antocianinas. Cruzamentos manuais entre os dois parentais foram realizados no ponto de ruptura do cálice do botão floral. A hibridização foi confirmada por caracteres fenotípicos e por marcadores de polimorfismo de nucleotídeo único. Sementes de frutos resultantes de polinização cruzada foram colhidas e beneficiadas separadamente. Plântulas com 40 dias foram repicadas para sacos de mudas. Plantas F1 foram transplantadas no campo Experimental de Bebedouro e, após 4 meses, foi iniciada a garfagem no porta-enxerto BRS Guaraçá. Botões florais de plantas F1 desse cruzamento foram protegidas com sacos de TNT para efetuar autopolinização. Sementes de 13 frutos autopolinizados (famílias) foram semeadas em diferentes vasos e as plântulas F2 avaliadas quanto à cor verde ou roxa, seguida de repicagem para sacos de mudas. O teste do qui-quadrado foi aplicado para testar segregações mendelianas. Na geração F1, 100% das plântulas apresentaram cor verde, indicando dominância dessa cor sobre a cor roxa. Na geração F2, plântulas de dez famílias apresentaram segregação 3:1 (p=0,05), enquanto outras três famílias desviaram dessa segregação (p≠0,05). Os dados das gerações F1 e F2 indicam herança simples, com dominância da cor verde sobre a cor roxa e segregação mendeliana 3:1 das plântulas desse cruzamento. Plântulas de cor roxa serão transplantadas e enxertadas no BRS Guaraçá para avaliações diversas, objetivando o desenvolvimento de cultivares pioneiras de goiaba roxa, que associem teores elevados de carotenoides e antocianinas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSegregação mendeliana
dc.titleSegregação para cor em plântulas F1 e F2 de goiabeiras com frutos de polpa vermelha × roxa.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGoiaba
dc.subject.thesagroPsidium Guajava
dc.subject.thesagroCruzamento Vegetal
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.nalthesaurusGuavas
dc.subject.nalthesaurusPlant genetic resources
dc.format.extent2p. 20.
riaa.ainfo.id1164100
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-06
dc.contributor.institutionLUCAS SILVA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ANE CAROLINE SAMPAIO SOUZA COSTA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ANA LUIZA DE SOUZA LEITE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; INGRID LETÍCIA FERREIRA CAVALCANTE NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Segregacao-para-cor-em-plantulas-F1-e-F2-de-goiabeiras.pdf556.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace