Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164183
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAGUIAR, J. C. B.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. DE A.
dc.contributor.authorSILVA, L. S. C. V. DA
dc.contributor.authorSILVA, W. V. DA
dc.contributor.authorCURADO, F. F.
dc.contributor.authorSILVA, B. L.
dc.contributor.authorSÁ JÚNIOR, A. N.
dc.contributor.authorSALDANHA, P. T. M.
dc.date.accessioned2024-05-10T12:52:49Z-
dc.date.available2024-05-10T12:52:49Z-
dc.date.created2024-05-10
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationInternational Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 3, 2024.
dc.identifier.issn2386-8570
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164183-
dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo identificar contribuições do estado da arte sobre as políticas públicas para a agricultura familiar após a aprovação da Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas, bem como inovações relacionadas ao estudo. Trata-se de pesquisa exploratória, de procedimento bibliográfico e de abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que o estado da arte de artigos classificados nos dois primeiros quartis do Scimago® aponta para as seguintes dimensões de políticas públicas para a agricultura familiar: i) participação social no contexto de fomento Estatal; ii) acesso à crédito; iii) acesso à terra; iv) acesso à água; v) acesso a mercados institucionais; vi) gênero, com destaque para as mulheres; e, vii) combinação entre essas políticas públicas para a agricultura familiar. Contudo, não foram evidenciadas inovações no estudo da temática. Assim, sugere-se que a combinação de políticas públicas para agricultura familiar retratada pela literatura possa promover inovações relevantes para o desenvolvimento da agricultura familiar nas dimensões identificadas, podendo ser utilizada como fundamento de outros estudos e auxiliar governos na formulação e na implementação de políticas públicas a partir das perspectivas e resultados deste estado da arte.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgenda 2030 da ONU
dc.subjectEstado da arte
dc.subjectPolíticas públicas para a agricultura familiar
dc.subjectAcesso à creditopor
dc.subjectAcesso à terrapor
dc.subjectAcesso à águapor
dc.subjectAcesso a mercados institucionaispor
dc.subjectGênero mulherpor
dc.titleContribuições do estado da arte sobre as políticas públicas para a agricultura familiar após a agenda 2030 das Nações Unidas.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.format.extent220 p.
riaa.ainfo.id1164183
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-10
dc.identifier.doi10.55905/ijsmtv10n3-004
dc.contributor.institutionJOÃO CARLOS BELARMINO AGUIAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; LIDIANE DE ALMEIDA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; LUCIANA SANTOS COSTA VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; WESLEY VIEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; FERNANDO FLEURY CURADO, CNAT; BIANCA LIMA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; ADALBERON NONATO SÁ JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; PAULO TADEU MOREIRA SALDANHA, INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContribuicoesEstadoArte.pdf455.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace