Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164386
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, F. M.
dc.contributor.authorSANTOS, A. B. dos
dc.contributor.authorPICCOLO, M. de C.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorCHAER, G. M.
dc.date.accessioned2024-05-21T19:53:16Z-
dc.date.available2024-05-21T19:53:16Z-
dc.date.created2024-05-21
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164386-
dc.descriptionNeste estudo foram avaliados os teores de macronutrientes foliares de Eucalyptus urograndis e Acacia mangium em experimento de campo sob o delineamento de blocos com parcelas subdivididas envolvendo dois níveis de preparo de solo nas parcelas (intensivo e cultivo mínimo) e cinco composições de plantio puro e consorciado nas subparcelas (eucalipto puro 3x3m, eucalipto puro + ureia 3x3m, A. mangium puro 3x3m e plantios mistos 3x3m e 3x1,5m). Os resultados mostraram que os teores de N e Mg no eucalipto foram maiores no tratamento com preparo intensivo do solo, enquanto que os teores de Ca, P e K não demonstraram nenhuma diferença significativa para o mesmo tratamento. Não houve efeito dos tratamentos sobre o teor de macronutrientes no tecido da A. mangium. O teor de N nas folhas de eucalipto no consórcio com densidade de plantio de 3x1,5m não diferiu daquele do plantio puro dessa espécie adubado com 100 kg/ha de ureia. Porém, esses teores foram maiores do que aqueles encontrados nos eucaliptos em plantios puros ou consorciado em menor densidade (3x3m). Esses resultados sugerem uma provável transferência de N da leguminosa para o eucalipto já no primeiro ano de plantio, embora essa diferença não tenha resultado em diferenças na produção de biomassa no mesmo período. Não houve nenhum impacto sobre a nutrição da A. mangium perante os níveis de preparo de solo e composições de plantio. Esse resultado evidencia o comportamento rústico desta espécie.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPlantios consorciados
dc.subjectPreparo de solo
dc.titleEstado nutricional de Eucalyptus urograndis e Acacia mangium (willd) em plantios puros e consorciados sob diferentes preparos de solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAnálise Foliar
riaa.ainfo.id1164386
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-21
dc.contributor.institutionFELIPE MARTINI SANTOS, UFRRJ; ARIENE BAZÍLIO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE IGUAÇU; MARISA DE CÁSSIA PICCOLO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; GUILHERME MONTANDON CHAER, CNPAB.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estado-nutricional-de-Eucalyptus-urograndis-e-Acacia-mangium-2011.pdf152.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace