Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164396
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALMEIDA, R. F. de
dc.contributor.authorSOUSA NETO, V. G. S.
dc.contributor.authorMENEZES, J. S.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.contributor.authorURQUIAGA, S.
dc.contributor.authorBODDEY, R. M.
dc.contributor.authorJANTALIA, C. P.
dc.contributor.authorALVES, B. J. R.
dc.date.accessioned2024-05-22T13:53:19Z-
dc.date.available2024-05-22T13:53:19Z-
dc.date.created2024-05-22
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164396-
dc.descriptionOs dejetos de suínos são aplicados em áreas agrícolas como fonte de N, embora pouca informação esteja disponível quanto ao efeito das doses nas perdas de N por volatilização de amônia e N2O, o último, um potente gás de efeito estufa. O objetivo deste trabalho foi focado nessa questão. A área experimental localizava-se no campus da Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, na fazenda Fontes do Saber, em Rio Verde, GO. A área era manejada experimentalmente para avaliação de dejetos líquidos de suínos, sendo os tratamentos estudados as doses de 0, 25, 50, 100 e 150 m3 ha-1, aplicadas na cultura do milho sob plantio direto. O desenho experimental foi em blocos ao acaso com 3 repetições. Para a quantificação das perdas de N por volatilização de amônia utilizou-se coletor semi-aberto livre estático, e para as emissões de N2O, câmara estática fechada. Os fluxos de N2O aumentaram com a aplicação dos dejetos sobre o solo, assim como a quantidade de N volatilizada. No entanto, as percentagens perdidas foram menores com o aumento das doses. A percentagem de N existente nos dejetos perdidas como N2O, varia de 0,9 a 1,5%, enquanto que por volatilização de amônia, varia de 10 a 26 %.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVolatilização de amônia
dc.subjectÓxido nitroso
dc.subjectManejo de dejetos
dc.titlePerdas de nitrogênio de dejeto de suínos aplicado em lavoura de milho sob plantio direto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1164396
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-22
dc.contributor.institutionRAQUEL FEIJÓ DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; VIVALDO GONÇALVES SOUSA NETO, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; JUNE SHERER MENEZES, UNIVERSIDADE DE RIO VERDE; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; SEGUNDO SACRAMENTO U CABALLERO, CNPAB; ROBERT MICHAEL BODDEY, CNPAB; CLAUDIA POZZI JANTALIA, CNPAB; BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Perdas-de-nitrogenio-de-dejeto-de-suinos-2011.pdf145.99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace