Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164408
Título: Qualidade química de um Argissolo Vermelho influenciada por níveis de degradação de pastagem.
Autoria: ROCHA JUNIOR, P. R. da
DONAGEMMA, G. K.
ANDRADE, F. V.
PASSOS, R. R.
SYLVIO, A.
Afiliação: PAULO ROBERTO DA ROCHA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FELIPE VAZ ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; RENATO RIBEIRO PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ALEXANDRE SYLVIO, UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A preocupação por parte de produtores e técnicos com a fertilidade de solo, visando maiores produtividades na agricultura e pecuária, é antiga. Por outro lado, mais recentemente passou-se de uma forma mais ampla a se falar em qualidade do solo, e dentro disso a qualidade química, pensando em sustentabilidade da agricultura. No entanto é importante estabelecer limites de valores de propriedades químicas por solo e região, visando o melhor uso da analise química para fins de sustentabilidade da agricultura e pecuária. Além disso, há necessidade de esse estabelecer níveis de degradação do solo (perda de qualidade), com base em indicadores de qualidade de solo, visando auxiliar na identificação do nível de degradação e recomendações para recuperação de áreas degradadas, tirando a subjetividade muitas vezes do olhar de diferentes técnicos e produtores sobre uma área degradada. Nesse sentido, existem no Brasil extensas áreas com pastagens degradadas, em diferentes níveis de degradação observando visualmente, e que podem variar de acordo com avaliação de diferentes técnicos. Foi realizada a taxa de cobertura de quatro áreas de pastagens em estado de degradação e realizado a comparação com duas áreas de capoeira em regeneração natural e uma mata secundária de referência. De acordo com os dados obtidos houve diferença estatística tanto entre coberturas como para as profundidades sendo a mata secundária (C1) superior para os valores de Ca2+ e Mg2+ e as áreas de referencia (C2 e C3) apresentaram o menor valor de H+Al, a área C3 apresentou os maiores valores de pH ambos para a profundidade 0-5 cm. A camada 0-5 cm foi a que se mostrou mais sensível as variações dos teores de nutrientes do solo, e os teores de Ca2+, Mg2+, H+Al e pH do solo mostraram-se como bom indicadores de pastagens degradadas.
Thesagro: Argissolos
Palavras-chave: Taxa de cobertura do solo
Teores de nutrientes
Indicadores de qualidade do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Qualidade-quimica-de-um-Argissolo-Vermelho-2011.pdf235,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace