Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWERNECK, C. G.
dc.contributor.authorBREDA, F. A. da F.
dc.contributor.authorRECH, I.
dc.contributor.authorTONIÊTO, T. A. P.
dc.contributor.authorZONTA, E.
dc.contributor.authorLIMA, E.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.date.accessioned2024-05-22T18:53:21Z-
dc.date.available2024-05-22T18:53:21Z-
dc.date.created2024-05-22
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164410-
dc.descriptionTecnologias que reduzem perdas de N-fertilizante devem ser desenvolvidas para aumentar a eficiência de uso desse nutriente. Zeolitas naturais podem reduzir perdas de amônia por volatilização, porém aditivos ligantes e diâmetro do granulo também podem exerce tal efeito. Implantou-se experimento em casa de vegetação, onde cinco formulações de uréia adicionada de zeolitas e ligante orgânico, em três classes granulométricas, < 2mm, 2 > 4 mm e > 4mm, mais sulfato de amônio e uréia recoberta com inibidor de urease NBPT foram aplicados na superfície de Planossolo Háplico, em dose equivalente a 100 kg N ha-1. Foram avaliadas as perdas por volatilização de amônia durante 13 dias, através de coletor semi-aberto. Posteriormente, cultivou-se sorgo (Sorghum bicolor) objetivando avaliar efeito residual dos fertilizantes. A adição de zeolitas naturais recobrindo ou em todo grânulo da uréia diminuiu as perdas por volatilização 20%, em média, aumentando a extração de N pelas plantas, com destaque para NZ2 (recobrimento da uréia e granulometria > 4 mm) que diminui as perdas em 64%, equivalente à uréia recoberta com NBPT. A acumulação de N na parte aérea do sorgo foi inversamente proporcional (r = - 0,85***) as perdas de N por volatilização, indicando maior aproveitamento do N-fertilizante pelas plantas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito residual de uréia adicionada de zeolita natural.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroFertilizante
riaa.ainfo.id1164410
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-22
dc.contributor.institutionCARLOS GUARINO WERNECK, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FARLEY ALEXANDRE DA FONSECA BREDA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; IONÁ RECH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; THIAGO ANTÔNIO PINHEIRO TONIÊTO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; EVERALDO ZONTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; EDUARDO LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito-residual-de-ureia-adicionada-de-zeolita-natural-2011.pdf200.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace