Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164413
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARQUES, J. D. de O.
dc.contributor.authorLUIZÃO, F. J.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, W. G.
dc.contributor.authorFERREIRA, S. J. F.
dc.date.accessioned2024-05-22T18:53:30Z-
dc.date.available2024-05-22T18:53:30Z-
dc.date.created2024-05-22
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164413-
dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre carbono orgânico dissolvido (COD) e atributos físico-hídricos do solo em diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia Central. Quantificaram-se as concentrações de COD sob Floresta Primária, em três posições topográficas, e em áreas de Pastagem, Sucesssão Secundária e Sistema Agroflorestal (SAF) até a profundidade de 2 m. Instalaram-se extratores de tensão da solução do solo para coleta e análise do carbono da solução na fase orgânica durante um ciclo hidrológico, aplicando-se uma tensão de 60 kPa. As maiores concentrações de COD foram encontradas na seguinte seqüência: SAF > Sucessão Secundária > Floresta > Pastagem, demonstrando a capacidade do SAF e Capoeira em recuperar e/ou disponibilizar o carbono na solução do solo. As concentrações de COD apresentaram uma variação espacial e temporal entre as profundidades amostradas, decrescendo em profundidade. As concentrações de COD obtidas ao longo do ciclo hidrológico estudado demonstraram uma relação positiva com a agregação, a porosidade total, a macroporosidade, e negativa com a densidade e a microporosidade do solo. A ação da estruturação do solo, representada pela agregação, exerce grande influência nas concentrações de COD nas camadas do solo, e, aliada à matéria orgânica mais lábil do solo, determinam a manutenção do carbono na solução do solo. As concentrações de COD obtidas sob os diferentes ambientes estudados refletem a importância do manejo adequado do solo para a permanência do carbono no ecossistema do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCarbono orgânico dissolvido
dc.subjectFloresta Amazônica
dc.titleVariações do carbono orgânico dissolvido e de atributos físicos do solo sob diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia Central.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFísica do Solo
dc.subject.thesagroUso da Terra
dc.subject.nalthesaurusSoil physics
dc.subject.nalthesaurusLand use
riaa.ainfo.id1164413
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-22
dc.contributor.institutionJEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; FLÁVIO JESUS LUIZÃO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; SÁVIO JOSÉ FILGUEIRAS FERREIRA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Variacoes-do-carbono-organico-dissolvido-2011.pdf185.39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace