Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164414
Título: Avaliação de cloretos não tamponados como extratores de alumínio associado à matéria orgânica em Espodossolos do estado de São Paulo.
Autoria: COELHO, M. R.
VIDAL-TORRADO, P.
MARTINS, V. M.
OTERO PÉREZ, X. L.
MACÍAS VÁZQUEZ, F.
Afiliação: MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; PABLO VIDAL-TORRADO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; VANDA MOREIRA MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; XOSÉ LUIS OTERO PÉREZ, UNIVERSIDAD DE SANTIAGO COMPOSTELA; FELIPE MACÍAS VÁZQUEZ, UNIVERSIDAD DE SANTIAGO DE COMPOSTELA.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Pirofosfato de sódio é o extrator mais utilizado para a determinação do alumínio (Al) complexado à matéria orgânica do solo (MOS). Devido à sua falta de seletividade, extratores não tamponados de Cl têm sido recomendados em substituição ao pirofosfato. Com o objetivo de avaliar a eficácia dos cloretos não tamponados de cobre (CuCl2), lantânio (LaCl3) e potássio (KCl) como extratores de Al unido à MOS, avaliou-se amostras de 31 perfis de solos representativos das áreas sob vegetação de restinga do litoral paulista. Dos resultados alcançados, destacam-se: (a) A quantidade de Al extraído segue aquela comumente descrita na literatura: Alp>AlCu>AlLa>AlK; (b) o Al extraído por LaCl3 foi que melhor se correlacionou ao Corg e à CTC, indicando que está relacionado ao principal componente responsável pelo desenvolvimento de cargas nos solos estudados; e (c) os reagentes possibilitaram avaliar alguns parâmetros, como a saturação por Al no húmus e a estabilidade das interações Corg-metal.
Thesagro: Pirofosfato
Palavras-chave: CuCl2
LaCl3
KCl
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-de-cloretos-nao-tamponados-2011.pdf357,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace