Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164607
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, E. de A.
dc.contributor.authorFERREIRA, C. S. M.
dc.contributor.authorSOUSA, A. R. B. de
dc.contributor.authorVENEZA, I. B.
dc.date.accessioned2024-05-29T19:54:56Z-
dc.date.available2024-05-29T19:54:56Z-
dc.date.created2024-05-29
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CORDEIRO, C. A. M.; HOLANDA, F. C. A. F.; SAMPAIO, D. de S. (org.). Engenharia de pesca: o avanço da ciência no Brasil. Guarujá: Científica Digital, 2023. v. 2, cap. 1, p. 8-27.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164607-
dc.descriptionA aquicultura é uma atividade agrária que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e esse crescimento está ligado ao aumento da demanda alimentar. Dentre os países com potencialidade está o Brasil, possuindo aspectos promissores para o sucesso da atividade como disponibilidade hídrica, clima favorável e diversidade de espécies, especialmente a região Norte do país. Entre as espécies nativas, o pirarucu (Arapaima gigas) apresenta grande valor comercial, sendo destacado como o maior peixe com escamas de água doce do mundo, alta taxa de crescimento, ausência de espinhas intramusculares, carne clara, fatores que o fazem um peixe promissor para desenvolvimento da atividade aquícola. No entanto, as dificuldades encontradas devido à ausência de um pacote tecnológico para sua reprodução ocasionam oferta instável de animais juvenis e altos custos, dificultando o crescimento da produção. Nesse sentido, o estudo de caso teve como objetivo relatar a experiência de um estágio onde foi realizado o manejo de alevinos de pirarucu em uma piscicultura em área de várzea amazônica, em Santarém, Pará, tendo em vista que a mesma é uma das poucas que obtém sucesso na região, na alevinagem e comercialização de formas jovens de pirarucu.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo Reprodutivo
dc.titleAlevinagem do pirarucu (Arapaima gigas) em viveiros escavados em uma região de várzea no baixo Amazonas, Pará.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroPirarucu
dc.subject.nalthesaurusArapaima gigas
riaa.ainfo.id1164607
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-29
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.37885/231014753
dc.contributor.institutionÉRICA DE ARAÚJO ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; CHARLES SAMUEL MORAES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; ALEXANDRA REGINA BENTES DE SOUSA, CPATU; IVANA BARBOSA VENEZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ALEVINAGEM-DO-PIRARUCU.pdf1.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace