Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164802
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, A. T. DOS
dc.contributor.authorCUNHA, A. L.
dc.contributor.authorSILVA, L M. C. S.
dc.contributor.authorLIMA SOBRINHO, F. S.
dc.contributor.authorSILVA, K. B. DA
dc.contributor.authorSOUZA, N. A.
dc.contributor.authorGOMES, T. C. de A.
dc.contributor.authorCOSTA, J. G. da
dc.date.accessioned2024-06-18T19:54:41Z-
dc.date.available2024-06-18T19:54:41Z-
dc.date.created2024-06-10
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationObservatorio de la Economia LatinoAmericana, v. 22, n. 5, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164802-
dc.descriptionO estudo objetivou analisar como as propriedades físico-químicas do solo influenciam a composição centesimal, os níveis de fenóis totais e flavonoides, e atividade antioxidante, na espécie Bauhinia cheilantha. Para isso, amostras de plantas e solos foram coletadas em três locais diferentes no município de Olho D’água do Casado, com amostras de solo retiradas em duas profundidades distintas (0-20 cm e 20-40 cm). Foram realizadas análises nutricionais da planta, incluindo a composição centesimal, os teores de compostos fenólicos e flavonoides, e a avaliação do potencial antioxidante através dos métodos DPPH e FRAP. Os dados foram analisados por meio de ANOVA, seguida pelo teste de agrupamento de Scott-Knott e análise de trilha. Os resultados indicaram uma influência significativa dos fatores físico-químicos do solo na concentração de compostos fenólicos e flavonoides, refletindo diretamente no potencial antioxidante elevado, com valores de 1023,44 a 1829,59 μM Equivalente de Trolox/g de amostra no teste DPPH e de 45442,74 a 56930,60 μM Equivalente de Trolox/g de amostra no teste FRAP. A análise bromatológica revelou que B. cheilantha possui potencial como forrageira. Adicionalmente, identificou-se que características específicas do solo, como os teores de cálcio e magnésio, influenciam positivamente os níveis de compostos fenólicos e flavonoides; a relação C/N e a presença de areia total afetam indiretamente o desempenho no teste DPPH; e o pH, potássio, enxofre e a saturação de bases exercem influências diretas e indiretas nos resultados do teste FRAP e no teor de proteína bruta das folhas, respectivamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAtividade antioxidante
dc.subjectTeor de fenóis
dc.subjectAnálise nutricional
dc.titleCaracterização físico-química do solo e sua relação com a composição centesimal e atividade biológica de Bauhinia cheilantha (bong.)
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMororó
riaa.ainfo.id1164802
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-18
dc.identifier.doi10.55905/oelv22n5-006
dc.contributor.institutionANA TRINDADE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; AMANDA LIMA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; MAYARA CAMILA SANTOS SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; FERNANDA STEFANNY LIMA SOBRINHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; KELLY BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; MAYARA ANDRADE SOUZA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC; TAMARA CLAUDIA DE ARAUJO GOMES, CPATC; JOAO GOMES DA COSTA, CNAT.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterizacaoFisicoQuimica.pdf575.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace