Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164811
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, A. C. de M.
dc.date.accessioned2024-06-11T11:54:52Z-
dc.date.available2024-06-11T11:54:52Z-
dc.date.created2024-06-11
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164811-
dc.descriptionO balanço hídrico (BH) contabiliza os volumes de entrada e saída de água em determinado intervalo de tempo, clima e sistemas de uso e cobertura da terra. Estimar esses volumes ajuda a avaliar a necessidade de implementar estratégias adequadas de gerenciamento dos recursos hídricos superficiais e subsuperficiais, permite obter conclusões estratégicas sobre o regime hidrológico e é uma das ferramentas mais importantes para o planejamento do uso da terra e dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. Utilizar o BH para avaliar serviços ecossistêmicos ligados à água é fundamental para embasar decisões relacionadas a mudanças no uso da terra. A estimativa dos volumes de água dos componentes do balanço hídrico permite entender como a alteração do uso e cobertura da terra associado a um determinado solo pode modificar o ciclo hidrológico. O objetivo deste trabalho foi estimar os volumes de água dos principais componentes do BH considerando os diferentes uso e ocupação da terra (Pastagens e Florestas) e dos solos (Cambissolo Háplico, Latossolo Vermelho e Neossolo Litólico). O período de estudo foi 01/01/2000 a 31/12/2019. Foi utilizado o modelo HYDRUS-1D, na solução da equação de Richard, para estimar os volumes de água no BH. Funções de pedotransferência foram utilizadas para determinar os parâmetros físico hídricos da retenção e condução da água no solo. Consideraram-se condições de fronteira superior: dados de precipitação e evapotranspiração diários e condições de fronteira inferior: drenagem livre. A absorção da água pelas raízes foi considerada como o fator adicional na Equação de Richard (Sink factor). Os resultados obtidos foram semelhantes com resultados encontrados por outros autores; a precipitação pluvial média anual foi de 1462 mm e a evapotranspiração potencial de 1026 mm. Nas áreas com Cambissolo Háplico sob pastagem degradada, 83%, 7% e 9% do total precipitado foram percolados, transpirados e evaporados, respectivamente. Nas áreas sob Latossolo Vermelho sob floresta: esses valores foram de 35%, 58% e 7%. Na estação seca a evapotranspiração foi de 27% da precipitação anual média no Latossolo Vermelho sob floresta e de 11% no Cambissolo Háplico e Neossolo Litólico sob pastagem. A percolação na estação seca foi 20% no Latossolo Vermelho sob pastagem e 9% no Latossolo Vermelho sob floresta. O escoamento superficial para um evento de chuva com intensidade igual a 25 mm h-1 foi de 33% e 35% na pastagem e de 24% e 28% na floresta. As características do solo desempenham um papel fundamental nos cálculos do BH, afetando a percolação e evapotranspiração da água. Este estudo destaca a importância do BH na gestão dos recursos hídricos, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões. Além disso, a disponibilização dos dados resultantes deste estudo pode contribuir significativamente para futuras pesquisas e orientar a elaboração de políticas e planos diretores, especialmente no contexto de uso e cobertura do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTranspiração
dc.subjectPrecipitação
dc.subjectPrecipitation
dc.titleBalanço hídrico de florestas e pastagens em diferentes solos na bacia hidrográfica do Bonfim - Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroEvaporação
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroUso da Terra
dc.subject.nalthesaurusEvaporation
dc.subject.nalthesaurusTranspiration
dc.subject.nalthesaurusLand use
dc.subject.nalthesaurusLand cover
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Orientador: Wenceslau Geraldes Teixeira, CNPS. Coorientador: Alfredo Akira Ohnuma Junior, UERJ.
dc.format.extent2100 f.
riaa.ainfo.id1164811
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-11
dc.contributor.institutionANA CLÁUDIA DE MELLO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao-Ana-Claudia-de-Mello-Nascimento-2024.pdf10.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace