Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165037
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. G. de
dc.contributor.authorAZZONI, C. R.
dc.contributor.authorGUILHOTO, J. J. M.
dc.date.accessioned2024-06-24T11:58:45Z-
dc.date.available2024-06-24T11:58:45Z-
dc.date.created2024-06-21
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRevista de Política Agrícola, v. 32, n. 4, p. 121-133, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165037-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o agronegócio de Mato Grosso, quanto à sua estrutura produtiva, e sua importância tanto para o estado quanto para a economia do País. O agronegócio é um setor estratégico e pode atualmente ser considerado o grande condicionante do desempenho da economia brasileira. Mato Grosso destaca-se como importante polo agropecuário do País, e as características climáticas ideais para a atividade são naturais no estado. Esses fatores, quando associados à modernização das práticas agrícolas, inovações tecnológicas e políticas setoriais, proporcionam altos níveis de produção e produtividade. Por meio dos modelos de insumo-produto, foi possível estimar a importância relativa das principais atividades do agronegócio mato-grossense nos contextos regional e nacional. Os setores diretamente relacionados ao agronegócio respondem por 27,6% do valor adicionado de Mato Grosso. Porém, sua importância vai a 34,8%, quando se consideram as relações de compra e venda que o setor de agronegócio mantém com os demais setores da economia. O trabalho apresenta também os indicadores da complexidade da economia estadual, como índices de ligações e multiplicadores de produto, valor adicionado e emprego. Os principais resultados indicam que diversas atividades diretamente relacionadas ao agronegócio se destacam em importância relativa, dentro da estrutura produtiva do estado, para todos os indicadores econômicos calculados a partir da matriz de insumo-produto. Os resultados referentes aos multiplicadores indicam que diversas atividades relacionadas ao agronegócio desempenham papel importante na economia mato-grossense pela capacidade de aumento da produção e da geração de emprego e de valor adicionado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectExtração hipotética
dc.titleAgronegócio de Mato Grosso: uma análise insumo-produto.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroProduto Interno Bruto
riaa.ainfo.id1165037
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-21
dc.contributor.institutionMARGARIDA GARCIA DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; CARLOS ROBERTO AZZONI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; JOAQUIM JOSÉ MARTINS GUILHOTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Agronegocio.pdf788.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace