Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNOGUEIRA, G. da F.
dc.date.accessioned2024-06-26T17:57:25Z-
dc.date.available2024-06-26T17:57:25Z-
dc.date.created2024-06-26
dc.date.issued2022
dc.identifier.citation2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165164-
dc.descriptionOs surtos de doenças animais representam riscos aos setores pecuários em todo o mundo. A presença de javalis ou suínos asselvajados potencializa esses riscos para ocorrência de Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana, doenças transfronteiriças, alvos do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de um modelo de risco para orientar as ações relacionadas ao monitoramento e ao risco da presença de populações de javali na área geográfica do estado de Mato Grosso do Sul. Para identificar as areas de vigilância sanitária, onde o potencial risco de contato e transmissão de doenças é maior, utilizou-se um processo analítico de combinação e priorização de variáveis aplicando como principal ferramenta o método AHP, considerando padrões demográficos, como a densidade de criações não tecnificadas e a probabilidade de ocorrência do javali, estimada através de modelos de distribuição potencial. As criações tecnificadas se encontram distribuídas em diferentes níveis de prioridade de vigilância sanitária: considerando-se um cenário de risco neutro, onde as variáveis são igualmente priorizadas, as criações tecnificadas foram posicionadas em nível de prioridade moderadamente alto (41,2%), alto (33%), muito alto (11%) e média (7,9%). Considerando um cenário moderado, o nível de prioridade para a vigilância foi de médio-alto para 47% das granjas e médio para 34,8% dessas. O modelo desenvolvido pode ser utilizado com uma ferramenta para o estabelecimento de prioridades em ações do Serviço Veterinário Oficial do estado, no âmbito das ações de vigilância do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos. O trabalho indica a necessidade do fortalecimento das bases de dados de ocorrência de javalis na área geográfica abrangida pelo Serviço Veterinário Oficial do estado, bem como da manutenção e constante atualização e ampliação dos demais Sistemas com informação geográfica acurada dos estabelecimentos de produção de suínos, tecnificados e não tecnificados, para suprir a construção de modelos de previsão e de risco cada vez mais robustos e aprimorados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titlePriorização de áreas de vigilância baseado em modelagem e risco epidemiológico da presença de javalis (Sus scrofa) no Mato Grosso do Sul para fortalecimento do Plano de Controle de Peste Suína Clássica.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroSuíno
dc.subject.thesagroControle Ambiental
dc.subject.thesagroJavali
dc.subject.nalthesaurusSus scrofa
dc.description.notesDissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Veterinárias, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2022. Orientadora: Aiesca Oliveira Pellegrinpor
dc.format.extent2134 f.
riaa.ainfo.id1165164
riaa.ainfo.lastupdate2024-06-26
dc.contributor.institutionGIULIANA DA FONTE NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Giuliana.da.Fonte.Nogueira.pdf2.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace