Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165272
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOSTER, C.
dc.contributor.authorDIAS, M. M. M.
dc.contributor.authorSARMIENTO, J. E. L.
dc.contributor.authorTURETTA, A. P. D.
dc.date.accessioned2024-07-01T18:55:25Z-
dc.date.available2024-07-01T18:55:25Z-
dc.date.created2024-07-01
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 25., 2023, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2023. Ref. XXV-SBRH0240.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165272-
dc.descriptionO município de Nova Friburgo, historicamente, enfrenta diversos problemas em relação a desastres ambientais. Diante desse contexto, esse trabalho contribuiu na busca de soluções para um desenvolvimento urbano sustentável, a partir do levantamento de dados em plataformas oficiais e de acesso livre, visando analisar o potencial de geração de informações geoespacializadas para avaliação do risco das mudanças climáticas em relação à segurança hídrica em bacias hidrográficas. A escala dos dados é mais indicada a nível de macroplanejamento, ou seja, seria importante dados com escalas menores para subsidiar estudos a nível municipal. Com isso, ressalta-se a importância da participação de órgãos públicos municipais e estaduais, em fomentar a produção desses resultados para análises integradas da paisagem, dos riscos a desastres ambientais, do planejamento de uso e ocupação do solo, visando a segurança hídrica e alimentar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesastre
dc.titleObtenção de dados de livre acesso para análise da paisagem e avaliação de risco das mudanças climáticas na segurança hídrica: estudo de caso em Nova Friburgo, RJ.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCidade
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
riaa.ainfo.id1165272
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-01
dc.contributor.institutionCLAUDIA MOSTER, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MONIQUE MUNIZ M. DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JORGE E. LEÓN SARMIENTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Obtencao-de-dados-de-livre-acesso-para-analise-2023.pdf602.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace