Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165277
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, M. G. da
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. L. do
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.contributor.authorDIAS, R. de C. S.
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.date.accessioned2024-07-02T11:57:27Z-
dc.date.available2024-07-02T11:57:27Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165277-
dc.descriptionA melancia é uma fruta bastante apreciada devido ao sabor doce e às propriedades refrescantes e nutricionais. Acredita-se que o seu consumo pode ser ampliado com a oferta de novas cultivares desenvolvidas por meio de melhoramento genético. Neste sentido, marcadores moleculares podem ser uma importante ferramenta em várias fases em programas de melhoramento, incluindo a confirmação do cruzamento entre dois genitores. O objetivo deste trabalho foi confirmar a paternidade em genótipos de melancia usando marcadores moleculares do tipo microssatélites (Simple Sequence Reapets - SSR). Foram cruzados dois genótipos de melancia, contrastantes para várias características morfoagronômicas. Os DNAs genômicos dos genitores e do F1 foram extraídos utilizando-se o protocolo de Doyle-Doyle. Para as reações de PCR, foram utilizados 129 marcadores, com a programação: um ciclo inicial de 94 °C, 2 minutos, seguido de 30 ciclos de 94 °C, 15 segundos, 56 °C, 30 segundos, e 72 °C, durante 30 minutos. Os produtos das amplificações foram corridos, em cubas verticais, em géis de poliacrilamida, durante 3 horas a 45 w e, em seguida, foram revelados por meio de um protocolo que utiliza hidróxido de sódio e nitrato de prata. Os resultados foram interpretados como presença (1) ou ausência (0) de banda. Vinte marcadores foram polimórficos, representando 15,5% do total. A partir do padrão de amplificação desses marcadores, foi possível observar que os dois fragmentos polimórficos identificados nos genitores homozigotos apresentavam-se em heterozigose no híbrido, possibilitando uma correspondência direta da paternidade e, dessa forma, demonstrando a viabilidade do uso dos 20 microssatélites em programas de melhoramento genético de melancia.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSeleção assistida
dc.subjectSimple Sequence Reapets
dc.titleMarcadores moleculares do tipo SSR na confirmação de paternidade em genótipos de melancia.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroMarcador Molecular
dc.subject.nalthesaurusWatermelons
dc.format.extent2p. 33.
riaa.ainfo.id1165277
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionMILENA GOMES DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; TIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Marcadores-moleculares-do-tipo-SSR-Melancia.pdf449.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace