Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFOTIUS, A. B. M.
dc.contributor.authorSILVA, M. N. P. da
dc.contributor.authorALVES, F. C.
dc.contributor.authorRIBEIRO, P. R. de A.
dc.contributor.authorVOLTOLINI, T. V.
dc.contributor.authorFERNANDES JUNIOR, P. I.
dc.date.accessioned2024-07-02T12:55:18Z-
dc.date.available2024-07-02T12:55:18Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165280-
dc.descriptionAs bactérias promotoras de crescimento em plantas (BPCP) têm potencial para elevar o aporte de nutrientes em forrageiras, entretanto, para o capim- buffel (Cenchrus ciliaris L.), as informações do uso de BPCP ainda são limitadas. Com este estudo, objetivou-se avaliar as respostas produtivas e a composição química deste recurso forrageiro inoculado com tais bactérias. Foram utilizadas duas cultivares de buffel (Áridus e CPATSA 7754) com a inoculação dos microrganismos B2, B9 (Agrobacterium) e Ab-V5 (Azospirillum brasilense) e o tratamento controle (sem inoculação), em arranjo fatorial 2 x 4, delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, em casa de vegetação. O cultivo foi efetuado em vasos de 5 L, utilizando-se cinco sementes no plantio. Após a semeadura, foi adicionado 1 mL de caldo de cultivo e passados 35 dias após a germinação, houve o desbaste, ficando apenas uma planta por vaso. Passados 72 dias, iniciou-se a colheita, ocorreu a pesagem, separação da raiz e parte área, que foram lavadas, secas e moídas. As amostras seguiram para análise química. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey, considerando- se p<0,05 como significativo. A massa seca da parte aérea, os teores de matéria seca e a matéria mineral não foram influenciados pelas inoculações. Houve interação entre cultivares e bactérias quanto ao teor de proteína bruta (PB), observando-se que a cultivar CPATSA 7754 com a Ab-V5 e o controle demonstraram maior teor em relação à ‘Áridus’ inoculada, tanto com a Ab-V5, quanto com B2, B9 e a não inoculada. A B2 promoveu maior massa seca de raiz (MSRA) em comparação com o tratamento não inoculado, sem diferença entre os demais microrganismos. A B2 incrementa MSRA e a aplicação de Ab-V5 aumenta o teor de PB na cultivar CPATSA 7754.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBactérias promotoras
dc.subjectRecurso forrageiro
dc.titleRespostas produtivas do capim-buffel inoculado com bactérias promotoras de crescimento.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCenchrus ciliaris
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroCapim Buffel
dc.subject.thesagroBactéria
dc.subject.nalthesaurusAzospirillum brasilense
dc.format.extent2p. 36.
riaa.ainfo.id1165280
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionANNA BEATRIZ MILHOMENS FOTIUS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MARIA NAIARA PEREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FABIANA CASTRO ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PAULA ROSE DE ALMEIDA RIBEIRO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Respostas-produtivas-do-capim-buffel-inoculado-com-bacterias-promotoras-de-crescimento..pdf437,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace