Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165286
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, M. V. L. dos
dc.contributor.authorSANTOS, K. R. G. dos
dc.contributor.authorSANTOS, T. C. dos
dc.contributor.authorRIBEIRO, J. M.
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2024-07-02T13:55:37Z-
dc.date.available2024-07-02T13:55:37Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165286-
dc.descriptionDentre as principais doenças que acometem a cultura do maracujá, a fusariose ou murcha de Fusarium, causada pelo fungo do solo Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae, tem causado prejuízos aos pomares. Esse patógeno produz uma toxina conhecida como ácido fusárico, que auxilia o seu estabelecimento no tecido hospedeiro e, quando em contato com a planta, causa alterações patológicas prejudiciais ao seu desenvolvimento. Diante disso, a seleção de genótipos como o do maracujá-da-caatinga (Passiflora cincinnata Mast.), resistentes à doença é uma alternativa para o seu controle. O objetivo deste trabalho foi selecionar genótipos de P. cincinnata do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Maracujá da Embrapa Semiárido tolerantes ao ácido fusárico. Sementes de 19 acessos de maracujá-da-caatinga foram germinadas e, posteriormente, as plântulas foram submetidas a uma solução de 400 μM de ácido fusárico por 24 horas. Como controle, foram utilizadas plântulas de cada acesso mergulhadas em água destilada pelo mesmo período. Em seguida, foi realizado o plantio dos materiais em vasos contendo substrato esterilizado. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x19 (com e sem ácido fusárico e 19 genótipos de maracujá-da-caatinga) com três repetições. As avaliações iniciais foram realizadas pela atribuição de notas de 0 a 5 ao nível de danos causados, sendo 5 o mais severo, com necrose foliar e tombamento do caule. Os resultados mostraram que os genótipos 10 e 33 apresentaram-se resistentes ao ácido fusárico, sem qualquer alteração no desenvolvimento das plantas, enquanto os genótipos 1 e 51 foram os mais sensíveis, observando- se folhas amareladas e necrose do ápice caulinar. Os genótipos selecionados possuem potencial para uso no melhoramento genético do maracujazeiro, visando à geração de novos materiais com resistência a doenças.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMaracujá-da-caatinga
dc.subjectMaracujá do mato
dc.subjectÁcido fusárico
dc.subjectBAG
dc.titleSeleção de genótipos de maracujá-da-caatinga (Passiflora cincinnata Mast.) tolerantes ao ácido fusárico.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMaracujá
dc.subject.thesagroPassiflora Edulis
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.nalthesaurusPassion fruits
dc.format.extent2p. 39.
riaa.ainfo.id1165286
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionMARCUS VINÍCIUS LIMA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; KEDMA RAÍSSA GOMES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; TATIANE CEZÁRIO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-de-genotipos-de-maracuja-da-caatinga.pdf458.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace