Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, B. do N. R.
dc.contributor.authorFRAGA JÚNIOR, L. S.
dc.contributor.authorBARBOSA, A. M. F.
dc.contributor.authorLEAO, P. C. de S.
dc.contributor.authorMOURA, M. S. B. de
dc.date.accessioned2024-07-02T13:55:49Z-
dc.date.available2024-07-02T13:55:49Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165290-
dc.descriptionA transpiração (TR) é um importante parâmetro para quantificar a demanda hídrica das culturas e calcular a lâmina de irrigação. O uso do método da sonda de dissipação térmica permite estimar a TR, uma vez que presume a equivalência entre o fluxo de seiva (FS) e o fluxo transpiratório nas folhas em escala diária. O objetivo deste trabalho foi estimar a transpiração da uva ‘BRS Melodia’ utilizando o método da sonda de dissipação térmica. O trabalho foi realizado na Fazenda Colinas do Vale, no município de Petrolina, PE, em um parreiral da uva ‘BRS Melodia’ conduzido em sistema de latada, com e sem cobertura plástica (CP). A TR foi monitorada em 12 plantas, com sondas de 1,0 cm de comprimento, conectadas a um sistema de aquisição de dados construído na Plataforma Arduino com o conversor analógico-digital HX711, de 24 bits. Foi calculada a evapotranspiração de referência (ETo) por meio de uma estação meteorológica automática. A TR da videira (Vitis spp.) antes da instalação da CP foi da ordem de 1,53 mm dia-1; passando para 1,29 mm dia-1 após a CP, enquanto as plantas sem CP tiveram aumento da TR (1,72 mm dia-1). Após a colheita, durante o repouso vegetativo, a TR foi de 1,03 mm dia-1 e de 1,36 mm dia-1, respectivamente nas áreas com e sem CP. Dessa forma, foi possível estimar a transpiração e calcular o coeficiente basal (Kcb) da cultura, que foi igual a 0,51 na área sem CP e apresentou redução de 25% nas plantas cobertas com plástico. O Kcb é um indicador muito útil para a quantificação da lâmina de irrigação. Assim, foi possível estimar a TR da videira com o método da dissipação térmica, captando a influência da cobertura plástica e das fases fenológicas na transferência de água para a atmosfera.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBRS Melodia
dc.subjectCoeficiente basal de cultivo
dc.subjectFluxo de seiva
dc.titleEstimativa da transpiração da uva BRS Melodia pelo método da sonda de dissipação térmica;
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroIrrigação
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.format.extent2p. 43.
riaa.ainfo.id1165290
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionBRUNO DO NASCIMENTO RODRIGUES SOARES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; LUCIANO SOBRAL FRAGA JUNIOR, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; ALINY MILLA FREIRE BARBOSA, UNIVERSIDADE FE- DERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PATRICIA COELHO DE SOUZA LEAO, CPATSA; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estimativa-da-transpiracao-da-uva-BRS-Melodia.pdf427.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace