Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165309
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARTINS, C. T. de V. D.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. L. do
dc.contributor.authorBORGES, R. M. E.
dc.contributor.authorANTONIO, R. P.
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2024-07-02T17:54:56Z-
dc.date.available2024-07-02T17:54:56Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 5, 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165309-
dc.descriptionUm dos maiores entraves ao desenvolvimento da pecuária na região semiárida do Brasil é a escassez de alimentos para os rebanhos, principalmente de pequenos ruminantes durante os longos períodos de seca. A caracterização morfoagronômica de materiais presentes em Bancos de Germoplasma é o primeiro passo na busca de caracteres de interesse em materiais promissores para serem utilizados em programas de melhoramento genético. A correlação destes caracteres possibilita a seleção indireta em genótipos superiores. O objetivo deste trabalho oi vericar as correlações entre os caracteres morfoagronômicos em acessos do gênero Urochloa ssp. O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Caatinga, na Embrapa Semiárido, com 15 acessos em delineamento em blocos ao acaso com três repetições e oito plantas por parcela. Utilizou-se espaçamento de 0,5 m entre plantas e 1 m entrelinhas. As características avaliadas foram: altura da planta, comprimento da lâmina, largura da lâmina, comprimento da haste e do eixo oral, produtividade de massa verde e seca da planta inteira, no corte 1 e 2. As análises de correlação oram realizadas utilizando-se, para vericar as associações existentes entre os caracteres, o programa Genes. Foram detectadas correlações elevadas entre produtividade de matéria verde e seca nos dois cortes e comprimento da haste e do eixo oral. Para altura e produtividade de matéria verde do corte 1, foram observadas correlações moderadas, seguidas de produtividade de matéria seca e o comprimento da lâmina. As características avaliadas para altura, produtividade de matéria verde e seca, estão altamente correlacionadas, podendo ser utilizadas na seleção indireta para biomassa e produtividade de matéria seca, visando a seleção de genótipos com maior valor nutritivo na alimentação animal.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Documentos, 309).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSeleção indireta
dc.titleCorrelações entre caracteres morfoagronômicos em acessos de Urochloa spp.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCapim Urochloa
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroGenética Vegetal
dc.subject.nalthesaurusForage grasses
dc.subject.nalthesaurusPlant genetic resources
dc.format.extent2p. 10.
riaa.ainfo.id1165309
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionCARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; TIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA; RAFAELA PRISCILA ANTONIO, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Correlacoes-entre-caracteres-morfoagronomicos-em-acessos-de-Urochloa-spp..pdf166.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace