Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165310
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. S.
dc.contributor.authorCOSTA-LIMA, T. C. da
dc.contributor.authorGAVA, C. A. T.
dc.contributor.authorFÉLIX, W. P.
dc.contributor.authorGERVÁSIO, R. de C. R. G.
dc.date.accessioned2024-07-02T17:55:00Z-
dc.date.available2024-07-02T17:55:00Z-
dc.date.created2024-07-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 5, 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165310-
dc.descriptionOs fungos entomopatogênicos são promissores para o controle de pragas agrícolas. Para obter uniformidade na aplicação desses microrganismos, é essencial o uso de substâncias dispersantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a saponina de Albizia inundata (Mart.) Barneby & J. W. Grimes como surfactante para a dispersão de Beauveria bassiana (Balsamo) Vuillemin no controle de Bemisia tabaci (Genn.). Foram preparadas suspensões de B. bassiana IBCB 66 (1 x 108 conídios.mL-1) dispersas em solução de saponina de A. inundata (1.000 mg.L-1) ou em Triton X-100 (0,01%) (testemunha). Cada solução foi agitada e transferida para a câmara de Neubauer para a contagem de conídios aos 0, 15, 30 e 60 minutos após agitação. Para avaliar o efeito sobre a mosca-branca, folíolos de feijão-caupi contendo ninfas recém-xadas oram pulverizados com B. bassiana em diferentes volumes de diluição (0; 104; 105; 106; 107 e 108 conídios.mL-1) utilizando-se a solução de saponina ou o Triton como dispersante. A mortalidade das ninfas foi avaliada até o sexto dia após a pulverização. Para o ensaio de dispersão foi determinada a porcentagem de decantação, a taxa de decantação e a taxa de decantação de conídios/minuto. A solução de saponina promoveu maior dispersão de conídios, porém, apresentou menor estabilidade de suspensão, com maior taxa de decantação/minuto em relação a Triton. Não houve efeito dos surfactantes sobre a mortalidade de ninfas. B. bassiana que causou mortalidade superior a 90% das ninfas na maior dose aplicada. A CL50 foi de 1,44 e 2,35 conídios mL para Triton e saponina, respectivamente, sem diferença entre os tratamentos. A saponina de A. inundata apresentou dispersão dos conídios e mortalidade de ninfas de B. tabaci similar a Triton, enquanto espalhante adesivo de formulação em pó de B. bassiana demonstrando seu potencial para substituição aos produtos comumente utilizados.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Documentos, 309).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSaponina de Albizia
dc.subjectFungos entomopatogênicos
dc.titleSaponina de Albizia inundata como surfactante para dispersão de Beauveria bassiana no controle de mosca-branca.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMosca Branca
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroBeauveria Bassiana
dc.subject.thesagroBemisia Tabaci
dc.subject.nalthesaurusFruit flies
dc.format.extent2p. 11.
riaa.ainfo.id1165310
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-02
dc.contributor.institutionGISELE SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; WAGNER PEREIRA FÉLIX, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; RITA DE CÁSSIA RODRIGUES GONÇALVES GERVÁSIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Albizia-inundata-como-surfactante.pdf174.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace