Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMARÇAL, K. L. G.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. L. do
dc.contributor.authorSOUZA, S. S.
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorMELO, N. F. de
dc.date.accessioned2025-04-24T13:51:02Z-
dc.date.available2025-04-24T13:51:02Z-
dc.date.created2024-07-08
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 5, 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165537-
dc.descriptionA aceroleira (Malpighia emarginata Sessé & Mociño ex DC.) é uma espécie frutífera originária da América Central e Norte da América do Sul. Seu cultivo vem crescendo e tem atraído interesse de produtores por ser uma planta de fácil estabelecimento em campo, bem como pela possibilidade de gerar subprodutos. No Brasil, sua introdução ocorreu em poucos eventos e em número muito reduzido de indivíduos, podendo essa condição ter causado o fenômeno da deriva genética por meio do efeito fundador. Dessa forma, o estudo da composição genética dos materiais disponíveis pode gerar informações cruciais na condução de um programa de melhoramento da espécie. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a composição de DNA repetitivo e possíveis alterações cromossômicas numéricas em acessos de aceroleira. O experimento está sendo conduzido no Laboratório de Biotecnologia da Embrapa Semiárido a partir de materiais do Banco Ativo de Germoplasma de Aceroleira da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Para análise genética, foram coletadas folhas jovens para a extração de DNA, além de raízes para análise citogenética, obtidas dos seguintes acessos: BRS Sertaneja, BRS Cabocla, BRS Rubra, Costa Rica, Flor Branca e Okinawa. As amplificações de DNA via PCR foram realizadas utilizando-se 11 marcadores microssatélites (SSR), cujos fragmentos foram separados em gel de agarose a 2%. Na análise citogenética, utilizaram-se raízes pré-tratadas com 8-hidroxiquinoleína e fixadas em solução Carnoy 3:1 (álcool etílico: ácido acético). Os resultados mostraram diferenças no padrão de bandas dos marcadores moleculares SSR entre os acessos. Foi confirmado o número cromossômico diploide 2n = 20 para os acessos BRS Sertaneja, BRS Cabocla, Costa Rica, Flor Branca e Okinawa, e como triploide, o acesso BRS Rubra com 2n = 30 cromossomos. Informações mais completas e detalhadas serão obtidas após a finalização das avaliações
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Documentos, 309).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCromossomos
dc.titleEstudo das regiões repetitivas do genoma e citogenética em acessos de aceroleira.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAcerola
dc.subject.thesagroGenoma
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.subject.nalthesaurusMalpighia emarginata
dc.format.extent2p. 48.
riaa.ainfo.id1165537
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-24
dc.contributor.institutionKANANDA LAIRA GOMES MARÇAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; TIAGO LIMA DO NASCIMENTO, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO; SIMONE SALES SOUZA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo-das-regioes-repetitivas-do-genoma-e-citogenetica.pdf163.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace