Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165730
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFONTES, H. R.
dc.contributor.authorBARRETO, A. N.
dc.date.accessioned2024-07-11T16:04:38Z-
dc.date.available2024-07-11T16:04:38Z-
dc.date.created2024-07-11
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 19., 2006, Cabo Frio. Frutas do Brasil: saúde para o mundo: palestras e resumos. Cabo Frio: Sociedade Brasileira de Fruticultura; Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165730-
dc.descriptionO cultivo consorciado do coqueiro anão com frutíferas semi perenes nas faixas de plantio, tem sido utilizado para aumentar a eficiência da utilização da água de irrigação e reduzir custos, durante os anos que antecedem o início da fase produtiva do coqueiro. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito do plantio consorciado e simultâneo do coqueiro anão verde com bananeira e mamoeiro na zona de abrangência dos microaspesores utilizando-se duas densidades de plantio. As culturas consorciadas foram implantadas mantendo-se uma distância de 2 m do coleto do coqueiro, distando entre si 4m na Iinha e 2m nas entrelinhas de acordo com os tratamentos. Utilizou-se a cultivar de bananeira prata anã e mamoeiro do grupo solo. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições, em solo do tipo Argissolo Amarelo de textura franco arenosa. Foram avaliados cinco tratamentos: 1 -Testemunha (sem consórcio); 2 - C82 (um coqueiro para duas bananeiras); 3 - C84 - (um coqueiro para quatro bananeiras); 4 - CM2 (um coqueiro para dois mamoeiros), 5- CM4 (um coqueiro para quatro mamoeiros). A irrigação foi efetivada com o uso de dois microaspersores por planta, com vazão nominal de 35l h-1 cada, instalados na linha de plantio a 1,20 m do estipe, entre os coqueiros e as culturas consorciadas. Os resultados obtidos aos 21 meses de idade não demonstraram superioridade no desenvolvimento da testemunha em relação aos demais tratamentos. Entre as culturas consorciadas foi observada uma superioridade da circunferência do coleto do tratamento CM4 em relação ao C84 o mesmo não ocorrendo em relação ao números de folhas vivas e folíolos da folha número três. No tratamento em que se utilizou um coqueiro para duas bananeiras (CB2), as avaliações referentes ao primeiro ciclo da cultura, apresentaram um peso médio dos cachos de 9,83 kg, sendo o peso das pencas 9,04 kg, enquanto que nos tratamentos em que se utilizou um coqueiro para quatro bananeiras (CB4) foram obtidos 9,24 kg e 8,53kg respectivamente. Foram avaliadas também altura da planta, número de pencas, número de frutos, que em média, apresentaram superioridade do sistema CB2 em relação ao CB4, o mesmo não ocorrendo em relação ao numero de folhas vivas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCultivo consorciado do coqueiro anão verde com bananeira e mamoeiro em sistema irrigado de produção.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCocos Nucifera
dc.subject.thesagroMusa sp
dc.subject.thesagroCarica Papaya
dc.subject.thesagroConsorciação de Cultura
dc.format.extent2p. 281
riaa.ainfo.id1165730
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-11
dc.contributor.institutionHUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, CPATC; AURELIR NOBRE BARRETO, CNPA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Cultivo-consorciado-do-coqueiro-anao.pdf135.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace