Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165743
Title: Aceitação da banana tropical pelos consumidores, em Goiânia.
Authors: MARTINEZ, A. L. A.
BRAGA FILHO, J. R.
BERNARDES, T. G.
MESQUITA, M. A. M.
NAVES, R. V.
MENEGUCI, J. L. P.
Affiliation: AURÉLIO LUDOVICO A. MARTINEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JURACY ROCHA BRAGA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; TATIELY GOMES BERNARDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MARCOS A. M. MESQUITA; RONALDO VELOSO NAVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JOAO LUIZ PALMA MENEGUCI, SNT.
Date Issued: 2006
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 19., 2006, Cabo Frio. Frutas do Brasil: saúde para o mundo: palestras e resumos. Cabo Frio: Sociedade Brasileira de Fruticultura; Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2006.
Pages: p. 427
Description: A banana (Musa sp) é a fruta mais consumida no mundo, constituindo importante fonte de carboidratos em diversos países. Poucas cultivares são utilizadas comercialmente, e todas elas apresentam problemas fitossanitários, contribuindo para uma baixa produtividade na exploração dessa cultura. Este evento aponta a necessidade de novos materiais de cultivo e a verificação de sua aceitação pelos consumidores. O objetivo do trabalho foi avaliar, através de teste sensorial, a aceitação dos frutos da cultivar `Tropical', comparativamente com as cultivares Maçã e Prata. As plantas da `Tropical' foram cultivadas em Goiânia, GO, sob dois níveis de irrigação (aplicação de água quando a tensão no solo era de 15 kpa e 75 kpa) e na época da colheita dos frutos. Depois de colhidos, os frutos foram submetidos a duas temperaturas em câmaras de climatização reguladas a 180C e 200C, nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Goiânia. A análise sensorial de sabor foi realizada em 28 de julho de 2005, com 60 provadores, em câmaras individuais. Foi utilizada uma escala hedônica de sete pontos (desgostei extremamente: gostei extremamente). No momento da realização do teste, os valores médios do Brix foram de 25,90% nos frutos da `Prata', 23,40°/o na `Maçã' e de 21,00°/o a 22,80°/o na `Tropical'. Segundo a análise estatística de variância, houve interação dos efeitos da irrigação e da temperatura de climatização na aceitação da `Tropical' pelos provadores. Verificou-se maior aceitação da `Prata', com média de 5,33, seguida da `Tropical' (4,58) e da `Maçã' (4,13). Segundo o teste de tukey a 5%, a aceitação da `Prata' foi superior à das demais e a da `Tropical' foi superior à da `Maça'. Os frutos da cultivar Maçã, apesar de terem sido climatizados juntamente com os das demais, apresentaram sabor adstringente, característico da maturação incompleta. A `Prata', ao contrário da `Maçã', estava no ponto ótimo de consumo. De acordo com os resultados, a `Tropical' apresentou boa aceitação pelos provadores, se mostrando como uma cultivar promissora. Apoio: CNpq, Embrapa, Ceasa Goiânia.
Thesagro: Musa sp
Banana Prata
Banana Maca
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aceitacao-da-banana-tropical-pelos-consumidores-em-Goiania.pdf131.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace