Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, H. O. B. da
dc.date.accessioned2024-08-07T13:54:01Z-
dc.date.available2024-08-07T13:54:01Z-
dc.date.created2024-08-07
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166296-
dc.descriptionOs problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários às boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que possam desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. A validação do produto técnico educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através dos critérios de validação da CAPES, e os resultados obtidos demostraram que a “Sequência Didática Resíduos Orgânicos” é um eficiente recurso pedagógico para a ampliação das discussões sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, para o despertar da sensibilidade ambiental, para a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escola
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências ambientais
dc.subjectEducação básica
dc.subjectODS 4
dc.subjectResíduos sólidos urbanos
dc.subjectSequência didática
dc.subjectSensibilidade ambiental
dc.subjectSustentabilidade ambiental
dc.titleSequência didática resíduos orgânicos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.thesagroResíduo Orgânico
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Sustentável
dc.subject.thesagroResíduo Solido
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental education
dc.subject.nalthesaurusOrganic wastes
dc.subject.nalthesaurusSustainable development
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientada por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent271 f.
riaa.ainfo.id1166296
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-07
dc.contributor.institutionHELOÍSA OLIVEIRA BERNARDO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace