Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166393
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. C. de
dc.contributor.authorSOUSA, D. N. de
dc.contributor.authorFERREIRA, P. R.
dc.date.accessioned2024-08-09T15:53:52Z-
dc.date.available2024-08-09T15:53:52Z-
dc.date.created2024-08-09
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 7, p. 1-19, 2024.
dc.identifier.issn1988-7833
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166393-
dc.descriptionA agricultura familiar destaca-se na produção de alimentos e as inovações tecnológicas tem tido um papel fundamental no fomento à produção, comercialização e, como consequência, melhorias na renda familiar. O objetivo deste artigo é analisar o que se têm produzido na literatura nos últimos cinco anos sobre a inovação rural e como esse processo contribui para a inclusão de agricultores familiares em mercados digitais. A metodologia utilizada é a revisão bibliométrica. Os resultados indicam que as inovações tecnológicas incorporadas pelos agricultores familiares estiveram preponderantemente relacionadas com a influência da pandemia de covid-19, que exigiu o distanciamento social. As tecnologias mais utilizadas pelos agricultores foram os aplicativos de mensagens, as redes sociais, o PIX e as máquinas de cartões de débito e crédito para efetivar a comercialização dos produtos. Com isso, as novas tecnologias contribuíram para desenvolver um novo modelo de mercado, reduziu perdas na produção, influenciou positivamente na geração de renda dos agricultores e garantiu o abastecimento dos consumidores com produtos locais. Conclui-se que o uso das inovações tecnológicas pelos agricultores familiares permite a inserção dos mesmos em mercados digitais, garantindo fortalecimento dos canais de comercialização, o estreitamento da relação com o consumidor e a manutenção e/ou incremento na renda.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia digital
dc.subjectInclusão produtiva
dc.titleAs inovações na agricultura familiar e sua relação com a inclusão dos agricultores familiares em mercados digitais: uma revisão bibliométrica.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroDesenvolvimento Rural
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroTecnologia
riaa.ainfo.id1166393
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-09
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.7-004
dc.contributor.institutionISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
cont.cien-social-2024.pdf338.08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace