Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFRAZÃO, L. A.
dc.contributor.authorSANTANA, I. K. da S.
dc.contributor.authorPÍCOLO, M. C.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.date.accessioned2024-08-12T18:54:59Z-
dc.date.available2024-08-12T18:54:59Z-
dc.date.created2024-08-12
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2008. 1 CD-ROM. (Embrapa Solos. Documentos, 101).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166462-
dc.descriptionO fracionamento físico densimétrico permite a quantificação da fração leve da matéria orgânica do solo (MOS), e sua determinação é importante para avaliar os sistemas de manejo do solo no curto prazo. O objetivo deste estudo foi determinar as massas das frações leve livre (FLL) e leve livre intra-agregado (FLI) e os teores de carbono (C) e nitrogênio (N) em cada uma dessas frações em um Neossolo Quartzarênico sob diferentes usos e sistemas de manejo. As áreas de estudo localizam-se em Comodoro (MT) e o delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado. A fração leve livre foi quantificada de acordo com a metodologia de Sohi et al. (2001), modificada por Machado (2002). Os teores de C e N totais das frações foram determinados por combustão a seco em um analisador elementar Perkin-Elmer (CHNS/O). O uso do solo reduziu as quantidades das frações mais leves da MOS, sobretudo para a FLL na camada superficial. A menor variação na massa FLIA entre as áreas confirma a reduzida capacidade de proteção da MOS em solos arenosos. O Neossolo Quartzarênico deve ser manejado com cautela, pois o seu uso intensivo promove uma redução significativa da matéria orgânica leve, mesmo utilizando o sistema de plantio direto.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração leve
dc.titleFracionamento densimétrico da matéria orgânica de um Neossolo Quartzarênico sob diferentes sistemas de manejo em Comodoro (MT).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarbono
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.nalthesaurusCarbon
dc.subject.nalthesaurusNitrogen
dc.subject.nalthesaurusSoil organic matter
riaa.ainfo.id1166462
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-12
dc.contributor.institutionLEIDIVAN A. FRAZÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; INGRID KELY DA SILVA SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MARISA C. PÍCCOLO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fracionamento-densimetrico-da-materia-organica-2008.pdf521.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace