Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166521
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARDOSO, E. L.
dc.contributor.authorSILVA, M. L. N.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. M.
dc.contributor.authorCANTELMO, N. F.
dc.contributor.authorFONSECA, R. G.
dc.date.accessioned2024-08-14T14:55:20Z-
dc.date.available2024-08-14T14:55:20Z-
dc.date.created2024-08-14
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166521-
dc.descriptionRESUMO: As diferentes unidades de paisagem do Pantanal são fortemente influenciadas pela topografia local e pelos vários níveis de inundação, determinando assim, a ocorrência de uma diverficada vegetação. Este trabalho objetivou avaliar os atributos físicos e químicos do solo de diferentes unidades de paisagem do Pantanal, para melhor entender as inter-relações solo-vegetação-regime de inundação na região. Foram avaliadas unidades de paisagem, delimitadas através de levantamento planialtimétrico e agrupadas conforme à suscetibilidade à inundação, da seguinte forma: áreas livres de inundações (LI) - floresta semidecídua e cerradão; áreas sujeitas à inundações ocasionais (IO) - campo cerrado e campo limpo com predominância de Elyonurus muticus; áreas sujeitas à inundações periódicas (IP) - campo limpo com Axonopus purpusii e Andropogon spp, bordas de baías e vazantes e baixadas. O solo predominante em todas as unidades é Neossolo Quartzarênico, com caráter hidromórfico nas unidades IO e IP. As cotas altimétricas das unidades de paisagem foram relativamente baixas, denotando a possibilidade de diferentes níveis e duração de inundações na região. A exceção da floresta semidecídua, as demais unidades apresentaram fertilidade natural muito baixa. As áreas IO e IP se apresentaram mais suscetíveis à degradação dos atributos físicos, possivelmente, pelo maior pisoteio dos animais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleInter-relações solo-vegetação-regime de inundação na sub-região da Nhecolândia, Pantanal Sul Matogrossense.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilidade do Solo
dc.subject.thesagroAnálise do Solo
dc.subject.nalthesaurusSoil analysis
dc.subject.nalthesaurusSoil fertility
riaa.ainfo.id1166521
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-14
dc.contributor.institutionEVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; MARX LEANDRO NAVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MOZART MARTINS FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; NARJARA FONSECA CANTELMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RODOLFO GOULART FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Inter-relacoes-Solo-vegetacao-regime-de-Inundacao-na-Sub-regiao.pdf437.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace