Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, K. M.
dc.date.accessioned2025-06-16T17:48:17Z-
dc.date.available2025-06-16T17:48:17Z-
dc.date.created2024-08-22
dc.date.issued2019
dc.identifier.citation2019
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166735-
dc.descriptionO cultivo da manga na região do Submédio do Vale do São Francisco, tem se destacado no cenário nacional pelos seus altos rendimentos e qualidade dos frutos produzidos, tendo ainda a capacidade de produção durante todo o ano, devido às condições climáticas e às tecnologias aplicadas para indução floral. O paclobutrazol (PBZ) tem sido efetivamente utilizado para induzir e manipular a floração de mangueiras, sendo a sua aplicação no solo, realizada de forma manual, planta a planta. No entanto, existe a alternativa de se aplicar esse produto por meio do sistema de irrigação, o qual seria uma forma mais prática e eficiente, e de modo mais uniforme, atingindo diretamente o sistema radicular da planta, e com isso possibilitando o uso de concentrações mais baixas do que as necessárias para aplicação no solo de forma convencional. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar formas de aplicação e o efeito de doses de PBZ, aplicadas via irrigação, sobre as variáveis fisiológicas e bioquímicas, a produção e a pós-colheita da manga cultivar Tommy Atkins. O experimento foi conduzido no período de fevereiro de 2017 a novembro de 2018, em um pomar de mangueiras da cultivar Tommy Atkins, na Fazenda Special Fruit, no Município de Petrolina-PE. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco doses de paclobutrazol aplicado via sistema de irrigação (0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 g.i.a.m-1 linear de copa), e um tratamento adicional, com a aplicação de uma dose na forma convencional (2,0 g.i.a.m-1 linear de copa), com quatro repetições. A aplicação do PBZ via fertirrigação mostrou-se mais eficiente em comparação com a aplicação convencional, possibilitando a redução da dose e permitindo uma maior assimilação do produto pela planta. As características bioquímicas e fisiológicas obtiveram os maiores valores com a aplicação de menores doses. O paclobutrazol aplicado via sistema de irrigação na dose de 1,4 g.i.a.m-1 linear de copa proporcionou um maior número de frutos e produção por planta. O maior teor de sólidos solúveis totais foi obtido na dose 1,3 g.i.a.m-1 linear de copa e a acidez diminui à medida que se aumentou a dose de PBZ aplicada.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMangifera indica L
dc.subjectPBZ
dc.subjectQualidade do fruto
dc.titleFisiologia, produção e qualidade de frutos da mangueira Tommy Atkins cultivadas sob diferentes formas de aplicação por paclobutrazol.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.thesagroBioquímica Vegetal
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroRegulador de Crescimento
dc.subject.nalthesaurusMangoes
dc.subject.nalthesaurusPostharvest treatment
dc.subject.nalthesaurusPostharvest physiology
dc.subject.nalthesaurusPaclobutrazol
dc.description.notesDissertação (Mestrado Horticultura irrigada). Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, BA. Orientada por Alessandro Carlos Mesquita; coorientação por Welson Lima Simões, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent266 f.
riaa.ainfo.id1166735
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-16
dc.contributor.institutionKALLINE MENDES FERREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fisiologia-producao-e-qualidade-Mangueira-2019-1.pdf8.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace