Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166828
Title: Propriedades de engenharia de grãos dos genótipos de Coffea canephora mais cultivados na Amazônia Ocidental.
Authors: LOPES JUNIOR, H.
ROCHA, R. B.
KOLLN, A. M.
GOMES, R. L.
ALVES, E. A.
TEIXEIRA, A. L.
Affiliation: HILTON LOPES JUNIOR, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA; RODRIGO BARROS ROCHA, CNPCA; ALANA MARA KOLLN, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA; REGINALDO LIMA GOMES, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA; ENRIQUE ANASTACIO ALVES, CPAF-RO; ALEXSANDRO LARA TEIXEIRA, CNPCA.
Date Issued: 2024
Citation: Delos: Desarrollo Local Sostenible, v. 17, n. 51, 2024.
Pages: 18 p.
Description: A engenharia de grãos traz resultados importantes sobre a característica individual de cada genótipo, sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de avaliar as propriedades de engenharia de diferentes clones de C. canephora no estado de Rondônia. Foram avaliados 86 genótipos ao longo de duas safras com delineamento experimental inteiramente casualizado, em arranjo fatorial com dez repetições. Os caracteres avaliados neste estudo foram: volume, esfericidade, circularidade, área projetada, diâmetro geométrico e densidade da partícula. A associação entre características foi interpretada considerando estimativas de correlação simples e a significância interpretada pelo teste F da análise de variância a 1% de probabilidade e teste de média segundo Skott Knott a 5% de probabilidade. Observou-se diferença significativa entre os genótipos para todas as variáveis analisadas. Através da matriz de correlação evidenciou-se que a esfericidade está associada positivamente com a circularidade e negativamente com o comprimento dos grãos. O volume está associado de modo positivo com a área projetada e diâmetro geométrico e negativo com a densidade da partícula. Com o agrupamento de médias, verificou-se que os genótipos BAG39, LB102, LB20, LB12, GJ21, LB160, BAG30 apresentaram característica superior no quesito esfericidade. Referente ao volume, destacou-se o SK41, SK80, N11, N7. Já a densidade da partícula, o LB160 apresentou superioridade aos demais. Evidencia-se que os cafeeiros de Rondônia apresentam alta heterogeneidade nas propriedades de engenharia, sendo possível o produtor e empresa de torrefação selecionarem genótipos de acordo com a sua especificidade.
Thesagro: Café Robusta
Grão
Genótipo
Notes: Título em inglês: Properties of engineering the grain most cultivated Coffea canephoragenotypes in the Western Amazon.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propriedades-de-engenharia.pdf391.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace