Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEDUARDO, M. de P.
dc.contributor.authorABDELNUR, P. V.
dc.contributor.authorBORGES, R. M. E.
dc.contributor.authorVILLELA, R. P.
dc.contributor.authorDUARTE, S. C.
dc.contributor.authorGUARDA, V. D. A.
dc.date.accessioned2024-08-30T17:54:21Z-
dc.date.available2024-08-30T17:54:21Z-
dc.date.created2024-08-30
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMonografia (Especialização) - Programa Corporativo de MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica, Fundação Getúlio Vargas, Brasília, DF.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166957-
dc.descriptionCom base nas experiências de Unidades da Embrapa credenciadas junto a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e as Normas ABNT ISO 56002 (ABNT, 2020) e ABNT NBR ISO 56003 foi estruturado um framework com objetivo de prover melhorias no processo de gestão de parcerias de inovação na Embrapa Semiárido. Dentre os processos necessários objetivou-se a etapa de prospecção estruturada em etapas prévias e promotoras de prospecção. A prospecção envolve a busca ativa por parceiros em diferentes setores, utilizando diferentes canais de comunicação, como plataformas online, eventos da indústria e redes de relacionamento. O framework estruturado neste trabalho é uma base útil e aplicável a diferentes unidades e pode ser a estrutura inicial da implementação de prospecção de parcerias a ser adotado em unidades cujo processo não exista ou seja imaturo. A análise dos resultados obtidos identificou que a maioria das unidades participantes da aplicação da pesquisa não possuem processos struturados com foco nas etapas de prospecção de parcerias. É possível a partir da observação de processos mais amadurecidos em algumas unidades promover o compartilhamento de experiências exitosas visando a promoção de processos que possam contribuir para a efetividade dessa atividade em unidades onde o processo ainda esteja incipiente, situação que foi validada no presente trabalho. Com base nas discussões oriundas da fase de validação concluiu-se também que, considerando a diversidade da empresa, regiões e cultura, diferentes cadeias produtivas atendidas, a estruturação de processos nas unidades descentralizadas é fundamental, o que inviabiliza um processo único gerido no âmbito central da empresa. Para assegurar que a empresa consiga atingir seus objetivos em atendimento a sua missão e ao PDE, norteador do planejamento estratégico da Embrapa, as singularidades administrativas nas 43 unidades é fator que precisa ser considerado e deve ser entendido como riqueza e crucial para aplicabilidade de processos. Ao serem consideradas as particularidades de cada Unidade, os processos de gestão de parcerias apresentam maior chance de êxito e adesão.por
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProspecção
dc.subjectParcerias
dc.subjectProcessos
dc.titleEstruturação do processo de gestão de parcerias de inovação na Embrapa Semiárido.
dc.typeTeses
dc.format.extent259 p.
riaa.ainfo.id1166957
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-30
dc.contributor.institutionMARISA DE PAULA EDUARDO CAMARGO, CNPDIA; PATRICIA VERARDI ABDELNUR, CNPAE; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA B FAUSTINO, CPATSA; ROSEANE PEREIRA VILLELA, GGPP; SABRINA CASTILHO DUARTE, GGPJ; VITOR DEL ALAMO GUARDA, CNPTIA.
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPDIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Esruturacao-do-processo-de-gestao.pdf4.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace