Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSUSSEL, A. A. B.
dc.contributor.authorSILVA NETO, S. P. da
dc.contributor.authorMOREIRA, C. T.
dc.contributor.authorALVES, R. S.
dc.contributor.authorALMEIDA, N. J. de
dc.date.accessioned2024-09-03T15:53:32Z-
dc.date.available2024-09-03T15:53:32Z-
dc.date.created2024-09-03
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationTropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 37, ago. 2012. Suplemento. Edição dos resumos do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 45., Manaus, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167058-
dc.descriptionOs sintomas da ferrugem asiática podem ser classificadas como do tipo castanho clara com muitas urédias e abundante esporulação (TAN) ou castanho avermelhada com poucas urédias e com pouca ou nenhuma esporulação (RB), parâmetro utilizado na avaliação de linhagens. Objetivou-se neste trabalho correlacionar a severidade e a desfolha causadas pela doença com a coloração e a esporulação observados em lupa e quantificada em hemocitômetro em linhagens de soja submetidas a 0, 1 e 3 pulverizações com fungicida. Observou-se diferença estatística entre as médias de severidade e de desfolha causadas pela ferrugem asiática, nos diferentes tratamentos com fungicida. Em relação à severidade e desfolha, apenas a testemunha diferiu dos tratamentos pulverizados. Houve diferença estatística entre as médias de número de esporos contados em hemocitômetro, assim como as médias de notas de coloração de pústulas (escala de 6 níveis de cor) e de esporulação nas pústulas (4 níveis de esporulação). Ao correlacionar cor de pústula e esporulação visual com os demais parâmetros analisados, observou-se correlações significativas com os parâmetros de desfolha, contudo o parâmetro número de esporos contados em hemacitômetro não se correlacionou com nenhum outro parâmetro e o parâmetro severidade apresentou correlação negativa com estes. Apesar da severidade apresentar correlação negativa com a maioria dos demais parâmetros, esta apresenta correlação positiva com a avaliação de desfolha. A avaliação de desfolha apresentou correlações significativas porém de baixo valor e negativas com a cor das pústulas com a esporulação visual das mesmas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCorrelação de diferentes parâmetros patométricos para avaliação da ferrugem asiática da soja.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPatógeno
dc.subject.thesagroFerrugem
dc.subject.thesagroSoja
dc.description.notesTítulo em inglês: Correlation of different patometric parameters to evaluate soybean rust. Resumo 593.
dc.format.extent21 P.
riaa.ainfo.id1167058
riaa.ainfo.lastupdate2024-09-03
dc.contributor.institutionANGELO APARECIDO BARBOSA SUSSEL, CPAC; SEBASTIAO PEDRO DA SILVA NETO, CPAC; CLAUDETE TEIXEIRA MOREIRA, CPAC; ROBSON SANTOS ALVES, CPAC; NILTON JOSE DE ALMEIDA, CPAC.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Correlacao-de-diferentes.pdf88.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace