Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167266
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVIANA, N. M.
dc.contributor.authorANJOS, S. S. N. dos
dc.date.accessioned2024-09-09T19:53:33Z-
dc.date.available2024-09-09T19:53:33Z-
dc.date.created2024-09-09
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 62., 2024, Palmas. Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional: [anais...]. Brasília, DF: SOBER, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167266-
dc.descriptionA segurança energética é um fator essencial para o desenvolvimento, prosperidade e qualidade de vida da sociedade ao fomentar o crescimento econômico e industrial e bem-estar social. Atualmente, as fontes fósseis não renováveis são as principais matérias-primas para produção de energia e que atendem à demanda de uma população cada vez maior no planeta. No entanto, o Antropoceno e a emissão de gases de efeito estufa são os vieses do uso de fontes fósseis, que culminaram no aumento da temperatura global. A assinatura do Acordo de Paris é um dos marcos para uma transição para uma economia de baixo carbono e que estimulou o desenvolvimento de tecnologias de produção de energia renovável, como o hidrogênio (H2), que se destaca como potencial fonte de energia associada à descarbonização. Dada sua relevância agropecuária, o Brasil tem potencial estratégico para desenvolvimento de tecnologias para produção de hidrogênio a partir de biomassa. Publicações na mídia são ações de divulgação de projetos existentes e projeções futuras, sendo uma fonte de dados para subsidiar estudos de futuro e nortear decisões estratégicas para elaboração de projetos e articulação de parcerias. O objetivo deste trabalho é prospectar e apresentar biomassa divulgadas em artigos na mídia brasileira para desenvolvimento de tecnologias de produção de hidrogênio carbono neutro ou negativo. Foram recuperadas matérias jornalísticas que apresentam investimentos e tecnologias de produção de H2 a partir de biomassas e produtos como os do mercado sucroalcooleiro (etanol, bagaço e vinhaça), resíduos animais, resíduos sólidos urbanos, biomassa algal, biomassa de agave e glicerol. Os resultados apontam destaque para produtos e resíduos da cadeia sucroalcooleira brasileira para desenvolvimento de soluções tecnológicas de H2.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHidrogênio verde-musgo
dc.subjectSegurança energética
dc.titleHidrogênio carbono neutro ou negativo a partir de biomassas e biocombustíveis no brasil: uma análise webmétrica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHidrogênio
dc.subject.thesagroJornalismo
dc.subject.nalthesaurusEnergy
riaa.ainfo.id1167266
riaa.ainfo.lastupdate2024-09-09
dc.contributor.institutionNATÁLIA MORENO VIANA; SERGIO SARAIVA NAZARENO DOS ANJOS, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Hidrogenio-carbono-neutro.pdf883.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace